quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE / 5º ANO





PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
CURSO:
5º Ano do Ensino  Fundamental
PROFESSORA:

Elaine

ANO LETIVO:

2012


Área do conhecimento:  Língua Portuguesa

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Aspectos discursivos e textuais

Gênero textual - Lenda
  •          Perceber que o objetivo da lenda é fazer o leitor se encantar com a explicação poética ou popular sobre o surgimento de um fenômeno; de um lugar; de uma planta exótica; entre outras.
  •         Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.
  •               Localizar o autor do texto, observando a referência bibliográfica.
  •               Identificar  e interpretar as características da lenda:

– texto predominantemente narrativo
– o personagem principal geralmente é um revolucionário ou guerreiro e pode
·        
  •        Apresentar tanto características positivas como negativas, ou seja, de herói ou anti-herói;

– faz-se referência a ritos e costumes;
– explica-se, de forma não científica, o surgimento de fenômenos; lugares; plantas; entre outras.
  •          Identificar elementos de coesão: a coesão nominal responsável pela continuidade temática; a coesão verbal; e as conexões temporais ou lógicas responsáveis por marcar as articulações da progressão temática.

 Gênero textual - História em Quadrinhos
  •          Perceber que o objetivo da história em quadrinhos é divertir o leitor.
  •          Identificar o destinatário do texto, tomando como referência o seu suporte.
  •          Localizar o autor do texto, observando a referência bibliográfica.
  •          Identificar as características da construção de uma narrativa sob a forma de história em quadrinhos:

      as informações dadas pelos desenhos;
      a utilização de diferentes tipos de balão para indicar a fala (discurso direto), as ideias, os pensamentos, os sentimentos e os ruídos;
      os recursos de encadeamento dos fatos de um quadro a outro;
      os recursos para indicar entonação, timbre da voz, altura, etc., pois o corpo e a espessura das letras estão diretamente ligados às ações e aos sentimentos expressos pelos personagens;
      as onomatopéias dentro ou fora dos balões para representar ruídos produzidos pelas pessoas, animais e objetos.

  •          Perceber  a sequência a ser lida é indicada pela localização dos balões: lê-se de cima para baixo, da esquerda para a direita, do plano posterior para o primeiro plano, primeiramente, o que está acima e à esquerda.
  •           Perceber  como o quadrinista, com poucos traços, vai revelando, em diferentes momentos, os sentimentos dos personagens.
  •          Localizar e identificar as legendas, em traços retos, localizados acima e à esquerda dos quadrinhos, indicando a fala do narrador (discurso indireto).
  •          Interpretar  as metáforas visuais que representam sensações, sonhos, recordações, etc.
  •          Identificar a presença de narrador em histórias em quadrinhos.
  •          Identificar as variações do léxico com o passar do tempo; variações regionais do léxico; variação de pronúncia entre dialeto urbano e dialeto rural.
  •          Identificar  diferenças de registro coloquial, formal e as situações em que é adequado o uso de gírias.


Gênero textual- Autobiografia
  •          Perceber  que o objetivo da autobiografia é um relato feito por uma pessoa sobre sua própria vida.
  •          Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.
  •          Localizar o autor do texto, observando a referência bibliográfica.
  •          Identificação e interpretação das características que se destacam no gênero textual:

– o nome completo da pessoa autobiografada;
– o local e a data de nascimento;
– fatos e feitos importantes da vida dessa pessoa;
– verbos na 1ª pessoa do singular, ou seja, a pessoa conta a sua própria vida.
  •          Perceber  que os dados autobiográficos são ordenados cronologicamente.
  •          Identificar  dos recursos linguísticos que garantem essa temporalidade.
  •          Localizar as citações e das respectivas fontes consultadas.

 Aspectos Linguísticos
  •          Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  •          Inferir uma informação implícita em um texto.
  •          Identificar o tema de um texto.
  •          Identificar substantivo e compreender sua função.
  •          Classificar os substantivos próprios e comuns.
  •          Identificar adjetivo e compreender sua função.
  •          Flexionar substantivos e adjetivos em número, gênero e grau.

 Aspectos  Ortográficos

Os aspectos ortográficos a serem sistematizados no 5°. ano são os casos de irregularidades.
Não há regras para ajudar o aprendiz. É preciso, em caso de dúvida, consultar modelos autorizados (como o dicionário) e memorizar.

Produção de textos

·         Produzir textos, considerando o interlocutor, a finalidade do texto e as características dos gêneros textuais.
·         Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero: sinais básicos de pontuação (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula, dois-pontos, travessão, reticências e aspas).
·         Reescrever partes de um texto, considerando uma proposta de transformação de discursos.
·         Reescrever partes de um texto, corrigindo problemas relacionados à consistência informativa de um dado texto.
·         Revisar o próprio texto, considerando a situação discursiva proposta.
·         Retextualizar gênero oral para gênero escrito.
·         Retextualizar gênero escrito  para outro gênero escrito, considerando a situação discursiva proposta.

Área  do conhecimento:  Matemática

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Números e operações
  •          Analisar, interpretar, formular  e resolver  situações-problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
  •          Automatizar a  tabuada.
  •          Compreender o conceito de divisibilidade.
  •          Compreender o Sistema de Numeração Decimal (até 999 999) - compor  e decompor  quantidades; leitura e escrita; comparação e ordenação; valor  posicional; sucessor e antecessor; sequências.
  •          Efetuar  divisão (algoritmo por estimativa) com um e dois algarismos no divisor.
  •          Efetuar a divisão (algoritmo por estimativa) com um e dois algarismos no divisor.
  •          Efetuar a multiplicação por um e por dois algarismos (pelo algoritmo) sem e com reagrupamento.
  •          Estabelecer  relação entre quociente e resto.
  •          Estabelecer relação entre multiplicação e divisão.
  •          Identificar o divisor de um número natural.
  •          Identificar o múltiplo de um número natural.
  •          Identificar valor  absoluto e valor relativo.
  •          Multiplicar por um e por dois algarismos (pelo algoritmo e por decomposição) sem e com reagrupamento.
  •          Realizar  estimativa e cálculo mental (por composição e decomposição de dezenas, centenas e milhares exatos).
  •          Realizar a adição e subtração sem e com reagrupamento.
  •          Realizar estimativa e cálculo mental envolvendo a multiplicação e explorando relações existentes nas tabuadas.
  •          Reconhecer os números no contexto diário: aplicações científicas.
  •          Resolver  situações-problema envolvendo os conceitos de divisibilidade.
  •          Utilizar a calculadora para compor quantidades, utilizando as quatro operações.

Espaço e forma
  •             Construir  quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
  •             Desenhar  e transformar  figuras em malhas quadriculadas.
  •          Descrever, interpretar e representar a posição de empilhamentos com cubos por meio de diferentes pontos de vista.
  •    Reconhecer e utilizar  unidades de medida de comprimento: metro, centímetro e milímetro compreendendo a polegada.


Grandezas e medidas
  •          Calcular e comparar áreas de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
  •          Resolver  problemas envolvendo as unidades de massa (quilograma e tonelada).

 Tratamento da informação
  •          Construir   formas pessoais de registrar informações coletadas.
  •          Elaborar  tabelas para organizar divisões.
  •          Ler  e interpretar  dados presentes em tabelas e gráficos.
  •          Ler, interpretar  e construir  tabelas simples e de dupla entrada .
  •          Ler, interpretar e construir  gráficos de barras , de colunas e de setores.
  •  


Área  do conhecimento:  Ciências

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Como é organizado o nosso corpo
  •         Demonstrar noções sobre a organização do corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas.


Sistemas de Coordenação

  •         Identificar a anatomia e fisiologia do sistema nervoso e do sistema hormonal.
  •         Identificar formas de prevenção de acidentes e de doenças que podem causar danos ao sistema nervoso.


Área  do conhecimento:  História

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre.

História das organizações populacionais no Brasil

  •        Buscar, selecionar e organizar  informações em diferentes tipologias de fontes (entrevista, pesquisa bibliográfica, imagens, patrimônio material, etc.).
  •        Formular  hipóteses e questões a respeito dos temas estudados.
  •        Relacionar informações, representadas em diferentes formas (gráficos, mapas, charges, fotos, gravuras) para construir argumentação consistente.
  •        Conhecer Processo de constituição da República brasileira.
  •        Compreender os primeiros anos da República brasileira: organização política, econômica e social.
  •        Conceituar e diferenciar  formas de trabalho: escravidão, servidão e trabalho assalariado.
  •        Localizar historicamente a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado.
  •        Posicionar-se frente às diversas  formas de exploração do trabalho considerando  interesses dos envolvidos.
  •        Compreender os processos históricos da imigração no Brasil.


Área  do conhecimento:  Geografia

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

·         Ler e interpretar mapas e cartas simples.
·         Identificar na rosa dos ventos os pontos cardeais e colaterais.
·         Identificar, a partir do mapa político do Brasil e dos pontos cardeais e colaterais, os Estados vizinhos ao seu.
·         Ler mapas, fazendo relação entre o espaço real e o representado.
·          Utilizar corretamente a rosa dos ventos.
·         Identificar a  divisão do planeta Terra: continentes e oceanos.
·         Localizar o Brasil no continente americano e no mundo.
·         Identificar, a partir do mapa político da América do Sul e utilizando-se dos pontos cardeais e colaterais, os países vizinhos do Brasil.
·         Conhecer a divisão regional do Brasil.
·         Representar a Terra: globos e planisférios.
·         Compreender que os municípios formam os Estados, que estes formam as regiões e que estas formam o País.
·         Compreender os elementos da representação cartográfica: tipos de mapas, escala numérica, legenda e sua importância.
·         Identificar a ocupação  e  formação do território brasileiro.
·         Compreender  a  formação da sociedade brasileira.
·         Conceituar urbanização.
·         Estabelecer relações entre    industrialização  e urbanização brasileira.
·         Conceituar metrópoles.
·         Identificar as metrópoles brasileiras.
·         Reconhecer  a população brasileira atual: quantos são e como vivem.
4º2º.
Área  do conhecimento:  Formação Humana

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

·         Buscar significados e elaborar conceitos.
·         Praticar a reflexão filosófica.
·         Argumentar com clareza e coerência.
·         Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar.
·         Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas.
·         Construir bases para uma cidadania democrática e responsável.
·         Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.
  

Área  do conhecimento:  Artes


Habilidades a serem desenvolvidas na Série

  •          Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir produções artísticas;
  •          Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
  •          Construir  uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
  •    Compreender e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas diversas  culturas,conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
  •          Observar, com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade, exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
  •     Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
  •         Buscar e saber organizar informações sobre a arte por meio de contato com artistas, documentos, acervo nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos,discos e cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas e cinematecas).

 Objetos de estudo:
  •        Ismael Nery
  •        Lasar Segall
  •        Djanira
  •        Movimento (ritmo, repetição, ação)
  •        Proporção
  •        Equilíbrio


Área do conhecimento:  Música/musicalização

Habilidades a serem desenvolvidas na Série

·         Reconhecer a música como  uma manifestação cultural da sociedade.
·         Apreciar as manifestações artísticas.
·  Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento.
·     Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais.
·       Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical.
·         Desenvolver habilidades interativas e de grupo.
·     Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores  para o desenvolvimento cultural.
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·         Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·         Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.

Objeto de estudo:
  •          Presença africana na música popular brasileira.


Distribuição de pontos

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

8,0 pontos – Atividade Avaliativa

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
12/03
Matemática
2ª feira
14/03
Inglês
4ª feira
20/03
Português
3ª feira
22/03
História
5ª feira
02/04
Ciências
2ª feira
04/04
Geografia
4ª feira

12,0 pontos – Avaliação Bimestral

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
20/04
Português
6ª feira
23/04
Ciências
2ª feira
24/04
Geografia
3ª feira
25/04
Inglês
4ª feira
26/04
História
5ª feira
27/04
Matemática
6ª feira

5,0 - Trabalhos


Avaliação dos componentes curriculares especializados

Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e Literatura.

As aulas especializadas serão avaliadas com conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.

Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição de dados memorizados.

Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz curricular.




Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a equipe EPC pela reunião de pais! Estava sentindo falta desses momento!
    Continuem inovando!

    Mônica

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