quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE / 3º ANO



PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
CURSO:
3º Ano do Ensino Fundamental
PROFESSORA:

Carla
ANO LETIVO:

2012


Área  do conhecimento:  Língua Portuguesa

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre

Gênero textual - Conto

Aspectos discursivos e textuais
  •          Identificar  conto moderno e tradicional.
  •          Identificar o conflito do conto.
  •          Identificar o começo, meio e fim, fazendo sínteses das partes.
  •          Perceber  que a função do conto é entreter o leitor.
  •          Estabelecer  relações entre a versão clássica e a moderna de um conto.

Aspectos Linguísticos
  • Reconhecer a estrutura textual do gênero conto (marcas para iniciar o texto, espaço, tempo, personagens).
  • Identificar  marcas linguísticas que evidenciam os elementos que compõem uma narrativa.
  • Identificar o narrador.
  • Identificar a função dos verbos de elocução.
  • Reconhecer o uso das aspas para indicar a fala dos personagens.
  • Estabelecer  relações e comparações entre tirinhas e contos clássicos.
  • Perceber a concordância nominal e verbal por meio do uso de palavras no singular e plural.
  • Reconhecer  expressões de tempo.
  • Identificar  palavras derivadas. 

Gênero textual - Verbete

Aspectos discursos e textuais
  •          Identificar o sentido das palavras no texto e no contexto.
  •          Manusear o dicionário, utilizando e aprimorando conhecimentos sobre a ordem alfabética.
  •          Reconhecer o dicionário como uma referência da grafia correta das palavra e seu significado.
  •          Desenvolver a autonomia no processo de consulta ao dicionário.
  •          Ordenar  palavras  alfabeticamente,  considerando a primeira, a segunda e a terceira letras.

Aspectos linguísticos
  •          Utilizar a ordem alfabética como recurso para localizar palavras no dicionário.
  •          Perceber que as palavras podem ter vários significados (polissemia).
  •          Identificar a adequação vocabular, considerando as ideias do texto.
  •          Compreender a ordem alfabética como critério de organização do dicionário.

 Gênero textual - Anúncios

Aspectos discursos e textuais
  •          Reconhecer as abreviaturas como uma forma de ganhar espaço e tornar o texto mais curto.
  •          Interessar-se pela busca de materiais desse gênero.
  •          Identificar a intenção dos anúncios analisados.
  •          Identificar o destinatário do texto, tomando como referência o objeto anunciado.
  •          Diferenciar os anúncios relativos a produtos e a serviços.
  •          Empregar os recursos gráficos em anúncios.
  •          Estabelecer relações e comparações entre anúncios que circulam socialmente e os poéticos.

 Aspectos Linguísticos

  •  Reconhecer a estrutura textual do anúncio.
  •  Identificar  as marcas linguísticas que compõem o anúncio: uso de verbos no presente do indicativo e na 1ª pessoa do singular: alugo, compro, vendo, entre outros, para provocar o interesse do leitor.  Uso de adjetivos para caracterizar e qualificar produtos e serviços. Uso e função das abreviaturas.
  • Localizar e compreender o significado de diferentes abreviaturas.
  • Reconhecer o uso da vírgula para separar elementos em uma lista de atributos.



Aspectos ortográficos - o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e  dependerá dos textos trabalhados no bimestre, priorizando as dificuldades morfológico-gramaticais regulares, dentre elas:
  •          Refletir sobre o uso do G e J.
  •          Identificar a ocorrência irregular: J e G diante das vogais E e I.
  •          Consultar a diferentes fontes para sanar dúvidas relacionadas à grafia das palavras.
  •          Reconhecer que a letra S pode grafar sons diferentes.
  •          Diferenciar os sons de /S/ e de /Z/.
  •          Registrar corretamente a grafia das palavras.
  •          Consultar fontes diversas para sanar dúvidas relacionadas à grafia das palavras.
  •          Refletir sobre as regularidades da norma ortográfica.
  •          Empregar corretamente o  M e N.
  •          Utilizar o til (~).
  •          Concluir que há regras que auxiliam na escrita de palavras com som nasal.
  •          Utilizar regras para escrever palavras que apresentam som nasal.


Produção de texto oral ou escrito
  •          Elaboração de texto fazendo uso da linguagem própria dos anúncios.
  •          Empregar corretamente letras maiúsculas e minúsculas.
  •          Escrever com legibilidade.
  •          Identificação da finalidade da situação comunicativa, preparando-se para a exposição oral.
  •          Manter o espaço de uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto.
  •          Organização de um dicionário pessoal.
  •           Organizar, conforme projeto textual, articulações diretas de fatos, que garantam coerência.
  •          Preparação de anotações para a produção textual.
  •          Revisão do texto, seguindo as orientações do professor.
  •          Revisão do texto, tomando como indicação as orientações do professor.
  •          Utilizar a divisão funcional de sílabas, demonstrando domínio do conceito de sílaba.
  •          Utilizar a divisão silábica na separação de palavras no final da pauta.
  •          Utilizar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.


Área  do conhecimento:  Matemática

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Números e operações
  •     Compor e decompor  quantidades.
  •     Compreender  o Sistema de Numeração Decimal (unidades e dezenas).
  •       Identificar  critérios e regularidades utilizados na organização de sequências.
  •       Ler , interpretar  e produzir  escritas numéricas.
  •       Realizar  contagens por agrupamentos (10 em 10): trocas e “destrocas”.
  •       Realizar  contagens por agrupamentos (de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, etc.) a partir de qualquer número dado.
  •     Realizar  operações compreendendo seus significados e utilização dos algoritmos da adição e da subtração (sem reagrupamento).
  •     Realizar  operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da multiplicação (como adição de parcelas iguais).
  •     Reconhecer os números no contexto diário: para contar, para ordenar, para medir e para representar.
  •    Utilizar a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades das operações.
  •    Utilizar estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
  •    Realizar   operações compreendendo seus significados e utilizar o algoritmo  para efetuar a adição conforme a seguinte gradação: 

- com centenas exatas.
- de números de até três algarismos, sem reservas.
- de números de até três algarismos, com uma reserva.
- de números de até três algarismos, com duas reservas.
- em colunas (com mais de duas parcelas).

  •             Realizar   operações compreendendo seus significados e utilizar o algoritmo  para efetuar a subtração, conforme a seguinte gradação:

- com centenas exatas.
- de números de até três algarismos, sem reagrupamento.
- de números de até três algarismos, com um reagrupamento.
- de números de até três algarismos, com dois reagrupamentos.
  •         Automatizar os fatos fundamentais.

 Espaço e forma
  •          Comparar formas geométricas e objetos do cotidiano (formatos circulares).
  •          Identificar  propriedades de figuras geométricas planas (círculo).
  •          Identificar algumas características das figuras geométricas planas.
  •          Representar  figuras geométricas: composição de novas figuras (tangram).

Grandezas e medidas

·         Abreviar as unidades de medida de tempo.
·         Compor e decompor valores, utilizando determinado número de cédulas ou de moedas.
·         Conhecer, utilizar e estabelecer  relações entre as unidades de medida de valor.
·         Efetuar cálculos, em situações de compra e venda, utilizando cédulas e moedas.
·         Empregar  unidades de medida de tempo.
·         Empregar as unidades de medida de tempo (horas do dia), como uso do relógio analógico e digital.
·         Estabelecer relações entre o horário de início e de término, intervalo de duração de um evento ou acontecimento, no qual os horários sejam horas exatas e/ou meia hora.
·         Estabelecer relações entre: hora e minuto, hora e dia, dia e semana, dia e quinzena, dia e mês, mês e bimestre, mês e trimestre, mês e ano, semana e mês, semestre e ano, ano e década, ano e século, década e século.
·         Estabelecer trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores.
·         Fazer estimativas relacionadas à utilização do dinheiro.
·         Identificar as cédulas e moedas em circulação no Brasil.
·         Identificar os conceitos de compra e venda, troco, caro e barato, entrada e prestação, desconto, em situações práticas de vida.
·          Ler  e escrever quantias.
·         Reconhecer  e aplicar o calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano).
·         Reconhecer os diferentes tipos de formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito, tíquete, vale-refeição).
·         Resolver problema envolvendo o sistema monetário.
·         Resolver problemas envolvendo as unidades de medida de tempo.
·         Utilizar  o real como unidade de medida do nosso sistema monetário.

Tratamento da informação
·         Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
·         Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.

Área  do conhecimento:  Ciências

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre.

Em busca do alimento

  •         Identificar os diferentes hábitos alimentares dos animais: carnívoros, herbívoros e onívoros.
  •         Estabelecer relações alimentares dos seres vivos entre si e dos demais componentes do ambiente: fotossíntese.
  •         Conhecer  algumas estratégias de obtenção do alimento pelos animais e pelos vegetais (plantas carnívoras).


Alimentação Humana

  •          Compreender a importância de uma alimentação adequada.
  •          Identificar os grupos alimentares e a pirâmide alimentar.
  •          Investigar os hábitos alimentares do brasileiro no dia a dia: arroz com feijão, fast food e alimentos industrializados.
  •          Conhecer as causas  e consequências da  Obesidade infantil.


Área  do conhecimento:  História

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre.

História local e do Cotidiano

Família
  •          Perceber seu  grupo de convívio familiar.
  •          Construir a História da família dos alunos.
  •          Elaborar a linha do tempo de membros familiares (tempo cronológico e tempo histórico).
  •          Reconhecer o  direito da criança ao afeto e à segurança moral e material .
  •          Reconhecer a diversidade de modelos familiares brasileiros na atualidade.
  •          Reconhecer a diversidade de modelos familiares no passado: mudanças e permanências.


Família de outros tempos
  •          Identificar a organização familiar brasileira no passado e no presente.
  •          Identificar os papéis dos gêneros.
  •          Identificar as rotinas domésticas.
  •          Identificar a divisão de tarefas.
  •          Reconhecer as diferentes organizações familiares entre os grupos humanos no passado e no presente.


Área  do conhecimento:  Geografia

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre.

O meu espaço de vivência

  •     Elaborar pesquisas e textos, com base em leitura e interpretação de dados obtidos em representações cartográficas, imagens, gráficos e fontes escritas.
  •     Utilizar referências de lateralidade na localização do bairro, confecção de mapas e roteiros.
  •       Identificar e registrar características do entorno local.
  •       Ler e interpretar mapas e cartas simples.
  •       Interpretar e analisar gráficos e tabelas.
  •       Identificar e representar o  bairro.
  •       Localizar o bairro: pontos de referencia e direções cardeais.
  •      Caracterizar os diferentes tipos de bairro: residencial, comercial e industrial.
  •       Identificar formas de apropriação da natureza pela sociedade e os impactos ambientais.
  •       Identificar  bairros centrais e periféricos.
  •       Identificar os   serviços públicos presentes no bairro.
  •       Relacionar serviços públicos  e  tributos.
  •       Conhecer  a organização dos moradores de bairros e de condomínios.
  •       Reconhecer os  elementos naturais e os humanizados presentes nos bairros.
  •    Desenvolver uma consciência critica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente. Reconhecer que o lugar possui identidade própria e está  associado a vínculos afetivos do individuo ou do grupo.

  
Área  do conhecimento:  Formação Humana

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre
  •          Buscar significados e elaborar conceitos.
  •          Praticar a reflexão filosófica.
  •          Argumentar com clareza e coerência.
  •          Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar.
  •      Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas.
  •          Construir bases para uma cidadania democrática e responsável.
  •          Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.


Área  do conhecimento:  Artes

Habilidades a serem desenvolvidas na Série

·    Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir produções artísticas;
·    Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
·       Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
·  Compreender e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas,conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
·     Observar, com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade, exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
·  Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
·     Buscar e saber organizar informações sobre a arte por meio de contato com artistas, documentos, acervo nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos,  discos e cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas e cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade das produções artísticas e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Objeto  de estudo:

  •         Joan Miró, as artes plásticas e os museus.
  •          Vinícius de Morais, a música e os musicais.
  •          Ana Botafogo, a dança e os grandes balés.
  •          Charlie Chaplin e o cinema.
  •          Os instrumentos, os materiais e os ambientes da arte.
  •          O teatro de bonecos.

Área do conhecimento:  Música/musicalização

Habilidades a serem desenvolvidas na Série

·         Reconhecer a música como  uma manifestação cultural da sociedade.
·         Apreciar as manifestações artísticas.
·  Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento.
·     Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais.
·      Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical.
·       Desenvolver habilidades interativas e de grupo.
·   Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores  para o desenvolvimento cultural.
·      Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·     Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·     Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.


Distribuição de pontos

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

8,0 pontos – Atividade Avaliativa

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
12/03
Matemática
2ª feira
14/03
Inglês
4ª feira
20/03
Português
3ª feira
22/03
História
5ª feira
02/04
Ciências
2ª feira
04/04
Geografia
4ª feira

12,0 pontos – Avaliação Bimestral

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
20/04
Português
6ª feira
23/04
Ciências
2ª feira
24/04
Geografia
3ª feira
25/04
Inglês
4ª feira
26/04
História
5ª feira
27/04
Matemática
6ª feira

5,0 - Trabalhos

Avaliação dos componentes curriculares especializados

Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e Literatura.

As aulas especializadas serão avaliadas com conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.

Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição de dados memorizados.

Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz curricular.


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