segunda-feira, 12 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE / 4º ANO


PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
CURSO:
4º Ano do Ensino  Fundamental
PROFESSORA:

Claudia
ANO LETIVO:

2012



Área do conhecimento:  Língua Portuguesa

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Aspectos discursivos e textuais

Gênero textual: Texto não-verbal - obras de arte
2.
  •      Apreciar  obras de arte, por meio de observação, narração, descrição e interpretação.
  •          Identificar alguns elementos da linguagem plástica: ponto, linha, forma, cor, entre outros.
  •          Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.
  •          Localizar  o autor do texto, observando a referência bibliográfica.


Gênero textual - Notícia
  • ·      Conhecer a função e das características das manchetes.
  • ·      identificar  recursos usados: escolhas lexicais, fotografias, legenda e substituição lexical.
  • ·      Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.


Gênero textual – Piada
  •      Identificar  ambientes favoráveis para contar piadas.
  • ·      Identificar o conjunto de recursos linguísticos voltados para a produção de textos humorísticos.
  • ·      Identificar os elementos que conferem humor ao texto.
  • ·      Reconhecer o  exagero como recurso usado para causar humor.

Aspectos Linguísticos

Habilidades:

  •          Compreender que existem diferenças no modo de falar e de escrever.
  •          Diferenciar, por comparação ou identificação de características, textos de diferentes gêneros.
  •          Identificar o significado de palavras e expressões, indicadas no próprio texto.
  •          Identificar os parágrafos de um texto.
  •          Inferir o significado de uma palavra ou expressão, a partir do contexto imediato.
  •         Interpretar a utilização de notações como travessão, aspas, dois-pontos e reticências na construção de um texto.
  •          Interpretar os diferentes gêneros textuais.
  •      Interpretar textos, fazendo a diferença entre autor (escritor) e narrador, identificando o foco narrativo, o narrador personagem e o narrador observador.
  •          Localizar informações em textos lidos.
  •          Ordenar, em sequência, os fatos de um texto.
  •          Realizar inferências e antecipações em relação ao conteúdo e à intencionalidade, a partir de indicadores como tipo de texto e características gráficas.
  •         Utilizar as informações oferecidas por um glossário ou verbete de um dicionário para resolver dúvidas de compreensão, bem como para descobrir o melhor significado da palavra dentro de um contexto.
  •          Utilizar o apoio de imagens e legendas, para a compreensão de um texto.


Aspectos ortográficos - o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e  dependerá dos textos trabalhados no bimestre, priorizando os conflitos morfológico-gramaticais regulares. Essas regras envolvem morfemas (partes internas que compõem as palavras), sobretudo sufixos que indicam a sua família gramatical. Esses sufixos aparecem na formação de palavras derivadas.

  • ·      adjetivos que indicam o lugar de origem se escrevem com -esa no final: francesa, portuguesa;
  • ·      substantivos derivados de adjetivos e que terminam com o segmento -eza se escrevem com eza;
  • ·      adjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com -ês: francês, português;
  • ·      coletivos, como milharal, canavial e cafezal escrevem-se com l;
  • ·      adjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com -ês: francês, português;
  • ·      coletivos, como milharal, canavial e cafezal escrevem-se com l;
  • ·      adjetivos terminados em -oso, como famoso, carinhoso e gostoso escrevem-se com s;
  • ·      substantivos terminados com o sufixo -ice se escrevem com c: doidice, chatice, meninice;
  • ·      substantivos derivados que terminam com os sufixos -ência, -ança e -ância se escrevem com c ou ç.;
  • ·      compreender que uma mesma letra pode ser representada por diferentes sons.

PRODUÇÃO DE TEXTOS  (Paragrafação, Cartão-postal, Páginas de diário, Relatório)
  •          Substituir o uso excessivo de e, então, aí, pelos recursos discursivos da pontuação.
  •          Empregar a linguagem culta nas produções escritas.
  •          Revisar os próprios textos, observando os elementos essenciais do gênero e os aspectos da correção ortográfica e gramatical.
  •          Empregar a linguagem culta nas produções escritas.
  •          Produzir textos informativos sobre temas estudados, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
  •          Escrever narrativas com coerência e coesão.
  •          Produzir textos narrativos, apresentando descrição de personagens e ambientes.
  •          Produzir textos narrativos, observando o foco narrativo adequado, o conflito, o clímax e o desfecho.
  •          Produzir páginas de diário, a partir de roteiro dado ou sem roteiro, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
  •          Redigir cartões-postais, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
  •          Realizar a revisão textual, tendo como foco a concordância nominal e verbal.
  •          Manter o espaço de uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto.
  •          Produzir textos, considerando o interlocutor, a finalidade do texto e as características dos gêneros textuais.
  •          Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero: sinais básicos de pontuação (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula, dois-pontos, travessão, reticências e aspas).
  •          Empregar adequadamente, de acordo com as possibilidades de cada gênero, recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafos, letra maiúscula).
  •          Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, recursos gráficos suplementares.
  •          Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, formas ortográficas resultantes de padrões e de palavras de uso mais frequente.
  •          Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.


Área  do conhecimento:  Matemática

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre

Números e operações

  •          Analisar, interpretar,  formular e resolver  situações-problema, envolvendo as quatro operações.
  •          Compreender o Sistema de Numeração Decimal (construção do milhar) (princípio posicional, valor relativo e absoluto) e características (base 10).
  •          Efetuar adição e subtração  com números naturais de até seis algarismos.
  •          Associar a  adição  às ideias de (acrescentar e reunir) .
  •          Associar a  subtração às ideias de tirar, complementar, comparar e equalizar.
  •          Nomear   e empregar corretamente os termos e funções da adição e subtração –  Fatos fundamentais, _ algoritmos, propriedades da adição e da subtração, prova real.
  •          Efetuar  a multiplicação e divisão de números naturais -  Ideias da multiplicação (repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e  proporcionalidade) e da divisão (partilha e medida).
  •          Empregar corretamente os termos e funções da multiplicação e divisão -  Fatos fundamentais, algoritmos, prova real.
  •          Efetuar a divisão (por estimativa) com um algarismo no divisor.
  •          Efetuar a multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) sem e com reagrupamento e por um algarismo.
  •          Efetuar o arredondamento de números naturais.
  •          Interpretar  sequências numéricas, reconhecendo sucessor e antecessor.
  •          Ler e escrever números ordinais até 50º.
  •          Ler, escrever, comparar e ordenar  números (0 a 9 999).
  •          Realizar  cálculos mentais.
  •          Reconhecer classes e ordens; composição e decomposição de quantidades numéricas.
  •          Utilizar  estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
  •          Utilizar a calculadora para compor quantidades, empregando  operações de adição e multiplicação.


Espaço e forma
  •    Construir  figuras geométricas planas: quadrados e retângulos em malhas.
  •   Construir e representar o cubo.
  •   Identificar a simetria axial em figuras geométricas planas.
  •  Interpretar e analisar  montagens feitas com cubos.

Grandezas e medidas
  •       Reconhecer e utilizar as unidades de tempo (dias, semanas, meses e ano), registradas no calendário.
  •       Reconhecer que o ano formado por 12 meses ou 365/366 dias.
  •       Desenvolver a noção de área.
  •       Reconhecer, utilizar e estabelecer  relações entre as unidades usuais de medidas: metro e quilômetro; grama e quilograma.

 Tratamento da informação
  •       Ler e interpretar dados em tabelas e imagens.
  •       Ler, produzir e interpretar  tabelas simples e de dupla entrada.

 Área  do conhecimento:  Ciências

Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre.

O corpo da Terra
·      Caracterizar  a estrutura da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre
·      Reconhecer as causas de fenômenos geológicos : vulcões e terremotos
·      Construir maquetes para  representar fenômenos.

A  Terra tem História

·      Comparar teorias que explicam a origem da vida na Terra.
·      Definir  as eras geológicas.
·      Conceituar fósseis.
·      Compreender as causas da extinção de alguns seres vivos: naturais e provocadas pela ação humana.

Área  do conhecimento:  História

História das organizações populacionais no Brasil

·      Compreender o contexto da expansão marítimo-comercial europeia e o processo de colonização das terras brasileiras.
·      Caracterizar os modos de vida dos habitantes nativos das terras brasileiras.
·      Relacionar exploração e povoamento da Colônia: as atividades econômicas e as relações de trabalho.
·      Definir a organização política e administrativa da Colônia.
·      Localizar informações em diferentes documentos históricos.
·      Distinguir tempo histórico e tempo cronológico.
·      Localizar fatos e eventos históricos na linha do tempo.
·      Buscar, selecionar e organizar  informações em diferentes tipologias de fontes (entrevista, pesquisa bibliográfica, imagens, patrimônio material, etc.).

Área  do conhecimento:  Geografia
Habilidades  a serem desenvolvidas no bimestre
Construção e organização das cidades

·         Identificar a orientação e localização dos Municípios e das Regiões Administrativas.
·         Identificar a ocupação e organização dos Municípios e das Regiões Administrativas.
·         Reconhecer a função e a origem das cidades.
·         Identificar  administração política dos Municípios.
·         Compreender a  interdependência entre a área urbana e a rural.
·         Identificar a  população local.
·         Caracterizar os movimentos/deslocamentos populacionais.
·         Identificar as diferentes relações sociais e de trabalho.
·         Reconhecer questões sociais decorrentes das relações de trabalho.
·         Desenvolver uma consciência crítica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente.
·         Reconhecer que o lugar possui identidade própria e está associado a vínculos afetivos do individuo ou do grupo.
·         Estabelecer relações espaciais através do diálogo entre o mapa, música,  literatura.

Área  do conhecimento:  Formação Humana

Habilidades  a serem desenvolvidas na Série
  •          Buscar significados e elaborar conceitos.
  •          Praticar a reflexão filosófica.
  •          Argumentar com clareza e coerência.
  •          Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar;
  •          Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas.
  •          Construir bases para uma cidadania democrática e responsável.
  •          Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos. 


Área  do conhecimento:  Artes

Habilidades previstas  na  Série

·         Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir produções artísticas;
·         Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
·         Construir  uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
·         Compreender e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas diversas  culturas,conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
·         Observar, com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade, exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
·         Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
·         Buscar e saber organizar informações sobre a arte por meio de contato com artistas, documentos, acervo nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos e cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas e cinematecas).

Objetos de estudo:
·         Leonardo da Vinci
·         Giuseppe Arcimboldo
·         Desenho do rosto
·         Pintura a óleo
·         Estábile – Alexander Calder
·         Cores

Área do conhecimento:  Música/musicalização

Habilidades a serem desenvolvidas na Série

·         Reconhecer a música como  uma manifestação cultural da sociedade.
·         Apreciar as manifestações artísticas.
·         Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento.
·         Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais.
·         Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical.
·         Desenvolver habilidades interativas e de grupo.
·         Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores  para o desenvolvimento cultural.
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·         Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·         Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.

Objetos de estudo:
·         Pixinguinha
·         Chorinho
·         Musical – coreografia – cenário – figurino


Distribuição de pontos

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

8,0 pontos – Atividade Avaliativa

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
12/03
Matemática
2ª feira
14/03
Inglês
4ª feira
20/03
Português
3ª feira
22/03
História
5ª feira
02/04
Ciências
2ª feira
04/04
Geografia
4ª feira

12,0 pontos – Avaliação Bimestral

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
20/04
Português
6ª feira
23/04
Ciências
2ª feira
24/04
Geografia
3ª feira
25/04
Inglês
4ª feira
26/04
História
5ª feira
27/04
Matemática
6ª feira

5,0 - Trabalhos


Avaliação dos componentes curriculares especializados

Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e Literatura.

As aulas especializadas serão avaliadas com conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.

Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição de dados memorizados.

Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz curricular.


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