PROGRAMAÇÃO
DO 1º BIMESTRE
|
||
CURSO:
1º
Ano do Ensino Fundamental
|
PROFESSORA:
Fátima
|
ANO LETIVO:
2012
|
Área do
conhecimento: Linguagem oral, escrita e leitura
Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
- Ampliar suas capacidades de comunicação oral por meio de conversas, discussões, comentários, relatos, escuta e canto de músicas, escuta e reconto de histórias, jogos e brincadeiras.
- Apropriar-se da linguagem escrita.
- Classificar palavras quanto a letras, sílabas ou sons.
- Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
- Conhecer as letras e o valor sonoro das mesmas.
- Conhecer o alfabeto.
- Conhecer os diferentes tipos de letras.
- Desenvolver capacidades de decifração.
- Diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.
- Diferenciar no texto ou na frase, letras minúsculas/maiúsculas.
- Diferenciar vogal e consoante.
- Discutir e comentar obras literárias.
- Distinguir letra e sílaba.
- Escrever sentenças.
- Estabelecer relações entre o texto e a realidade.
- Perceber a existência de sons que são representados por uma única letra.
- Expressar opiniões em situações diversificadas.
- Identificar a intenção dos gêneros textuais – parlendas, piadas, texto informativo, quadrinhos.
- Identificar as diversas formas de representação da linguagem oral: letras, números e sinais convencionais.
- Identificar e ordenar o alfabeto.
- Identificar na fala os sons que formam as palavras e fazer a correspondência entre sons e letras.
- Identificar o alfabeto em suas diversas possibilidades de registro: cursivo, caixa alta, imprensa.
- Ler portadores de textos e gêneros diversos, completos, autênticos, em situações reais de uso.
- Ler em voz alta e com expressividade, considerando a pontuação empregada.
- Manipular a linguagem oral, percebendo unidades estruturais da língua, como palavras, sílabas e fonemas, além de semelhanças sonoras.
- Manusear livros de histórias cotidianamente.
- Ouvir leituras e narração de histórias.
- Perceber a sonoridade das sílabas.
- Perceber o arranjo da escrita no espaço, sua linearidade horizontal – da esquerda para a direita, o espaçamento entre as palavras.
- Planejar os textos em função das condições de produção (o que, por que, para quem se escreve).
- Produzir textos conforme o gênero proposto.
- Realizar antecipações sobre o texto.
- Reconhecer a função social da escrita, por meio do contato com diversos portadores de texto.
- Reconhecer a importância do registro escrito como forma de preservar aquilo que não se quer ou não se pode esquecer.
- Reconhecer elementos que compõem uma narrativa: personagens, tempo, espaço.
- Registrar fatos, informações e histórias por meio de desenhos e da escrita espontânea.
- Descobrir, por meio da poesia, novas formas de expressão, ritmos, desenvolver a sensibilidade, perceber o mundo por meio das relações do imaginário e do real, relacionar significações.
- Reconhecer sinais de pontuação e sua finalidade na escrita.
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras e semelhanças sonoras.
- Recontar histórias conhecidas, com aproximação às características do texto original.
- Relacionar som às letras que o representam.
- Representar na escrita unidades da língua oral, fazendo relação de quantidade e sonoridade.
- Reproduzir a direcionalidade da escrita.
- Traçar letras com destreza e clareza.
- Transmitir os recados e notícias com clareza e objetividade.
- Usar o acervo da biblioteca espontaneamente.
- Utilizar palavras e expressões adequadas ao trato social.
Área do
conhecimento: Matemática
Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
Números e
operações
- Classificar e seriar segundo um critério de organização.
- Comparar quantidades, utilizando diferentes estratégias.
- Conceituar dezena, dúzia , meia dezena e meia dúzia.
- Desenvolver noções da adição e subtração de juntar (aumento), tirar (diminuição) e repartir (distribuição) por meio de materiais concretos.
- Estabelecer comparações entre quantidades.
- Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais.
- Expressar o número de objetos obtido em uma contagem.
- Formular perguntas.
- Internalizar conhecimentos matemáticos por meio de experiência vivenciadas em jogos: situações de compra e venda, jogos de regras (tabuleiro – trilha, dominó, memória, jogos “de rua” – boliche, amarelinha, caçador, etc.)
- Ler e traçar corretamente os números de 1 a 50.
- Perceber presença dos números na nossa sociedade, enquanto símbolos específicos que são diferentes das letras, e possuem outras funções, como as de: localização (endereço); identificação (placas, telefone), ordenação (andar do apartamento); quantificação (total de talheres).
- Produzir textos matemáticos.
- Realizar estimativas ao trabalhar com quantidades.
- Realizar adições compreendendo seu significado.
- Reconhecer a função do zero.
- Reconhecer números no contexto diário.
- Reconhecer números no contexto diário.
- Resolver situações-problema comuns do cotidiano, solicitando ou não o auxílio do adulto e por meio de diferentes estratégias estratégias de solução, e diferentes formas de representação (desenhos figurativos; desenhos de marcas, sinalizadores, como, por exemplo, bolinhas, riscos; desenhos esquemáticos e gráficos) .
- Realizar contagem oral para:
- perceber regularidades na sequência numérica,
- associar numerais a quantidades.
Espaço e forma
- Estabelecer comparações.
- Estabelecer relações de ordem temporal.
- Organizar os elementos ao seu redor.
- Localizar-se espacialmente, expondo e justificando suas soluções.
- Reconhecer posições relativas entre pessoas e/ou objetos no espaço, usando termos como: ao lado, à frente, atrás, em cima, embaixo, antes, depois, dentro, fora e entre.
- Representar, por meio de desenho, situações vivenciadas que envolvam relações espaciais.
- Instruir a movimentação de outra pessoa, fornecendo-lhe direções a seguir.
- Identificar e nomear sólidos geométricos.
- Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem.
- Reproduzir sólidos por meio de modelagem com argila ou massa de modelar.
- Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam.
Grandezas e medidas
- Localizar-se na rotina diária de aula.
- Estabelecer relações de ordem temporal.
- Localizar dia em calendário mensal.
- Nomear dias da semana.
- Localizar datas e eventos no calendário.
- Identificar os nomes dos dias da semana e meses.
- Ordenar os dias da semana e meses.
- Identificar número de dias dos meses.
- Registrar datas completas (dia, mês e ano).
Tratamento da informação
- Verbalizar procedimentos e/ou do uso de formas de representação.
- Ler e construir gráficos e tabelas ( levantar de dados, elaborar tabelas e realizar a representação gráfica em si).
Área do
conhecimento: Natureza e Sociedade
Identidade e Autonomia
·
Adquirir hábitos de autocuidado e de elaboração e respeito a
regras básicas de convívio social.
·
Ampliar sua autoestima e
valorizem ações de cooperação e solidariedade.
·
Brincar e se relacionar com outras crianças, professores e
funcionários da escola expressando suas necessidades e interesses.
·
Experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos,
sentimentos e ideias.
·
Expor
os conhecimentos sobre as pesquisas nos debates com os colegas e professor.
·
Expressar
hipóteses, respondendo às questões propostas pelo professor.
·
Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo, conhecendo suas sensações e limites.
·
Formular
perguntas.
·
Manifestar
opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando
ideias.
·
Participar
das interações cotidianas em sala de aula, escutando com atenção e pequenas
tarefas cotidianas.
Área do
conhecimento: Movimento
Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
- Perceber as estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente.
- Socializar-se através dos jogos e brincadeiras motoras.
Cantigas de roda
Artes Visuais Área do
conhecimento: Artes
Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
- Distinguir diferentes padrões de beleza.
- Reconhecer obras artísticas da cultura popular, erudita e contemporâneas.
- Apreciar obras e suas reproduções comparando padrões estético, elementos visuais, recursos expressivos, e realizando inferências sobre o caminho percorrido pelo artista, elementos de estrutura e forma.
- Produzir formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
- Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos e produções informatizadas.
- Experimentar as possibilidades e limitações de diferentes técnicas, ferramentas e materiais expressivos.
- Elaborar releituras por meio das produções individuais e coletivas.
- Registrar processos e produções pessoais e coletivas.
- Selecionar suportes adequados à sua criação.
- Produzir relatórios escritos sobre visitas a galerias exposições.
Objetos de Estudo:
·
A
Pré-História
·
A
arte rupestre brasileira
·
O
ponto
·
O
Modernismo e a Semana de 22
·
Aldemir
Martins
·
Victor
Brecheret
·
Tarsila
do Amaral
Área do
conhecimento: Música
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer
a música como uma manifestação cultural
da sociedade.
·
Apreciar
as manifestações artísticas.
·
Brincar
com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do
próprio movimento.
·
Explorar
e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras musicais.
·
Experimentar
e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a
reflexão do fazer musical.
·
Desenvolver
habilidades interativas e de grupo.
·
Valorizar
a música brasileira, destacando a importância de compositores para o desenvolvimento cultural.
·
Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·
Desenvolver
habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·
Expressar
intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.
Objeto de estudo:
·
Cantigas de roda
Nenhum comentário:
Postar um comentário