PROGRAMAÇÃO
DO 1º BIMESTRE
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CURSO:
4º
Ano do Ensino Fundamental
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PROFESSORA:
Claudia
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ANO LETIVO:
2012
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Área do
conhecimento: Língua Portuguesa
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos discursivos
e textuais
Gênero textual: Texto
não-verbal - obras de arte
2.
- Apreciar obras de arte, por meio de observação, narração, descrição e interpretação.
- Identificar alguns elementos da linguagem plástica: ponto, linha, forma, cor, entre outros.
- Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.
- Localizar o autor do texto, observando a referência bibliográfica.
Gênero textual -
Notícia
- · Conhecer a função e das características das manchetes.
- · identificar recursos usados: escolhas lexicais, fotografias, legenda e substituição lexical.
- · Identificar o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística utilizada e seu suporte.
Gênero textual –
Piada
- Identificar ambientes favoráveis para contar piadas.
- · Identificar o conjunto de recursos linguísticos voltados para a produção de textos humorísticos.
- · Identificar os elementos que conferem humor ao texto.
- · Reconhecer o exagero como recurso usado para causar humor.
Aspectos Linguísticos
Habilidades:
- Compreender que existem diferenças no modo de falar e de escrever.
- Diferenciar, por comparação ou identificação de características, textos de diferentes gêneros.
- Identificar o significado de palavras e expressões, indicadas no próprio texto.
- Identificar os parágrafos de um texto.
- Inferir o significado de uma palavra ou expressão, a partir do contexto imediato.
- Interpretar a utilização de notações como travessão, aspas, dois-pontos e reticências na construção de um texto.
- Interpretar os diferentes gêneros textuais.
- Interpretar textos, fazendo a diferença entre autor (escritor) e narrador, identificando o foco narrativo, o narrador personagem e o narrador observador.
- Localizar informações em textos lidos.
- Ordenar, em sequência, os fatos de um texto.
- Realizar inferências e antecipações em relação ao conteúdo e à intencionalidade, a partir de indicadores como tipo de texto e características gráficas.
- Utilizar as informações oferecidas por um glossário ou verbete de um dicionário para resolver dúvidas de compreensão, bem como para descobrir o melhor significado da palavra dentro de um contexto.
- Utilizar o apoio de imagens e legendas, para a compreensão de um texto.
Aspectos ortográficos - o trabalho estará
fundamentado numa proposta reflexiva e
dependerá dos textos trabalhados no bimestre, priorizando os conflitos morfológico-gramaticais
regulares. Essas regras envolvem morfemas (partes internas que compõem as
palavras), sobretudo sufixos que indicam a sua família gramatical. Esses
sufixos aparecem na formação de palavras derivadas.
- · adjetivos que indicam o lugar de origem se escrevem com -esa no final: francesa, portuguesa;
- · substantivos derivados de adjetivos e que terminam com o segmento -eza se escrevem com eza;
- · adjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com -ês: francês, português;
- · coletivos, como milharal, canavial e cafezal escrevem-se com l;
- · adjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com -ês: francês, português;
- · coletivos, como milharal, canavial e cafezal escrevem-se com l;
- · adjetivos terminados em -oso, como famoso, carinhoso e gostoso escrevem-se com s;
- · substantivos terminados com o sufixo -ice se escrevem com c: doidice, chatice, meninice;
- · substantivos derivados que terminam com os sufixos -ência, -ança e -ância se escrevem com c ou ç.;
- · compreender que uma mesma letra pode ser representada por diferentes sons.
PRODUÇÃO DE TEXTOS (Paragrafação, Cartão-postal, Páginas de
diário, Relatório)
- Substituir o uso excessivo de e, então, aí, pelos recursos discursivos da pontuação.
- Empregar a linguagem culta nas produções escritas.
- Revisar os próprios textos, observando os elementos essenciais do gênero e os aspectos da correção ortográfica e gramatical.
- Empregar a linguagem culta nas produções escritas.
- Produzir textos informativos sobre temas estudados, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
- Escrever narrativas com coerência e coesão.
- Produzir textos narrativos, apresentando descrição de personagens e ambientes.
- Produzir textos narrativos, observando o foco narrativo adequado, o conflito, o clímax e o desfecho.
- Produzir páginas de diário, a partir de roteiro dado ou sem roteiro, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
- Redigir cartões-postais, considerando a finalidade, o interlocutor e as características do gênero.
- Realizar a revisão textual, tendo como foco a concordância nominal e verbal.
- Manter o espaço de uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto.
- Produzir textos, considerando o interlocutor, a finalidade do texto e as características dos gêneros textuais.
- Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero: sinais básicos de pontuação (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula, dois-pontos, travessão, reticências e aspas).
- Empregar adequadamente, de acordo com as possibilidades de cada gênero, recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafos, letra maiúscula).
- Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, recursos gráficos suplementares.
- Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, formas ortográficas resultantes de padrões e de palavras de uso mais frequente.
- Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero, mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Área do conhecimento:
Matemática
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Números e operações
- Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, envolvendo as quatro operações.
- Compreender o Sistema de Numeração Decimal (construção do milhar) (princípio posicional, valor relativo e absoluto) e características (base 10).
- Efetuar adição e subtração com números naturais de até seis algarismos.
- Associar a adição às ideias de (acrescentar e reunir) .
- Associar a subtração às ideias de tirar, complementar, comparar e equalizar.
- Nomear e empregar corretamente os termos e funções da adição e subtração – Fatos fundamentais, _ algoritmos, propriedades da adição e da subtração, prova real.
- Efetuar a multiplicação e divisão de números naturais - Ideias da multiplicação (repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade) e da divisão (partilha e medida).
- Empregar corretamente os termos e funções da multiplicação e divisão - Fatos fundamentais, algoritmos, prova real.
- Efetuar a divisão (por estimativa) com um algarismo no divisor.
- Efetuar a multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) sem e com reagrupamento e por um algarismo.
- Efetuar o arredondamento de números naturais.
- Interpretar sequências numéricas, reconhecendo sucessor e antecessor.
- Ler e escrever números ordinais até 50º.
- Ler, escrever, comparar e ordenar números (0 a 9 999).
- Realizar cálculos mentais.
- Reconhecer classes e ordens; composição e decomposição de quantidades numéricas.
- Utilizar estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Utilizar a calculadora para compor quantidades, empregando operações de adição e multiplicação.
Espaço e forma
- Construir figuras geométricas planas: quadrados e retângulos em malhas.
- Construir e representar o cubo.
- Identificar a simetria axial em figuras geométricas planas.
- Interpretar e analisar montagens feitas com cubos.
Grandezas e medidas
- Reconhecer e utilizar as unidades de tempo (dias, semanas, meses e ano), registradas no calendário.
- Reconhecer que o ano formado por 12 meses ou 365/366 dias.
- Desenvolver a noção de área.
- Reconhecer, utilizar e estabelecer relações entre as unidades usuais de medidas: metro e quilômetro; grama e quilograma.
- Ler e interpretar dados em tabelas e imagens.
- Ler, produzir e interpretar tabelas simples e de dupla entrada.
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre.
O corpo da
Terra
·
Caracterizar a estrutura da Terra: núcleo, manto e crosta
terrestre
·
Reconhecer as causas de fenômenos
geológicos : vulcões e terremotos
·
Construir maquetes para representar fenômenos.
A Terra tem História
·
Comparar teorias que explicam a origem
da vida na Terra.
·
Definir as eras geológicas.
·
Conceituar fósseis.
·
Compreender as causas da extinção de
alguns seres vivos: naturais e provocadas pela ação humana.
Área do conhecimento:
História
História das organizações
populacionais no Brasil
·
Compreender o contexto da expansão
marítimo-comercial europeia e o processo de colonização das terras brasileiras.
·
Caracterizar os modos de vida dos
habitantes nativos das terras brasileiras.
·
Relacionar exploração e povoamento da
Colônia: as atividades econômicas e as relações de trabalho.
·
Definir a organização política e
administrativa da Colônia.
·
Localizar informações em diferentes
documentos históricos.
·
Distinguir tempo histórico e tempo
cronológico.
·
Localizar fatos e eventos históricos
na linha do tempo.
·
Buscar,
selecionar e organizar informações em
diferentes tipologias de fontes (entrevista, pesquisa bibliográfica, imagens,
patrimônio material, etc.).
Área do conhecimento:
Geografia
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Construção
e organização das cidades
·
Identificar a orientação e
localização dos Municípios e das Regiões Administrativas.
·
Identificar a ocupação e
organização dos Municípios e das Regiões Administrativas.
·
Reconhecer a função e a
origem das cidades.
·
Identificar administração política dos Municípios.
·
Compreender a interdependência entre a área urbana e a
rural.
·
Identificar a população local.
·
Caracterizar os
movimentos/deslocamentos populacionais.
·
Identificar as diferentes
relações sociais e de trabalho.
·
Reconhecer questões
sociais decorrentes das relações de trabalho.
·
Desenvolver uma consciência crítica e
participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente.
·
Reconhecer que o lugar possui
identidade própria e está associado a vínculos afetivos do individuo ou do
grupo.
·
Estabelecer relações espaciais através
do diálogo entre o mapa, música,
literatura.
Área do conhecimento:
Formação Humana
Habilidades
a serem desenvolvidas na Série
- Buscar significados e elaborar conceitos.
- Praticar a reflexão filosófica.
- Argumentar com clareza e coerência.
- Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar;
- Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas.
- Construir bases para uma cidadania democrática e responsável.
- Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.
Área do conhecimento:
Artes
Habilidades previstas na Série
·
Expressar e saber comunicar-se em
Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando
percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir
produções artísticas;
·
Interagir com materiais, instrumentos
e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro),
experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
·
Construir uma relação de autoconfiança com a produção
artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a
dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de
procedimentos e soluções;
·
Compreender
e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas
diversas culturas,conhecendo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência
de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
·
Observar,
com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade,
exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte
de modo sensível;
·
Compreender e saber identificar
aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em
sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
·
Buscar e saber organizar informações
sobre a arte por meio de contato com artistas, documentos, acervo nos espaços
da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos,
vídeos, discos e cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de
cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas e cinematecas).
Objetos de
estudo:
·
Leonardo da Vinci
·
Giuseppe Arcimboldo
·
Desenho do rosto
·
Pintura a óleo
·
Estábile – Alexander Calder
·
Cores
Área do
conhecimento: Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer
a música como uma manifestação cultural
da sociedade.
·
Apreciar
as manifestações artísticas.
·
Brincar
com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do
próprio movimento.
·
Explorar
e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras musicais.
·
Experimentar
e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a
reflexão do fazer musical.
·
Desenvolver
habilidades interativas e de grupo.
·
Valorizar
a música brasileira, destacando a importância de compositores para o desenvolvimento cultural.
·
Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·
Desenvolver
habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·
Expressar
intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.
Objetos de estudo:
·
Pixinguinha
·
Chorinho
·
Musical – coreografia – cenário –
figurino
Distribuição de pontos
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática,
Ciências, História, Geografia e Inglês.
8,0 pontos – Atividade
Avaliativa
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA
SEMANA
|
12/03
|
Matemática
|
2ª
feira
|
14/03
|
Inglês
|
4ª
feira
|
20/03
|
Português
|
3ª
feira
|
22/03
|
História
|
5ª
feira
|
02/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
04/04
|
Geografia
|
4ª
feira
|
12,0 pontos – Avaliação
Bimestral
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA
SEMANA
|
20/04
|
Português
|
6ª
feira
|
23/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
24/04
|
Geografia
|
3ª
feira
|
25/04
|
Inglês
|
4ª
feira
|
26/04
|
História
|
5ª
feira
|
27/04
|
Matemática
|
6ª
feira
|
5,0 -
Trabalhos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas
especializadas serão avaliadas com conceitos. Os
resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e
contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras,
debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto
de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a
compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos,
as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição
de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e
com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz
curricular.
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