PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
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CURSO:
2º Ano do Ensino Fundamental
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PROFESSORA:
Bárbara
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ANO LETIVO:
2012
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Área do
conhecimento: Língua Portuguesa
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos discursivos textuais
- Ampliar o repertório de linguagem;
- Ampliar o universo cultural;
- Estabelecer relação entre o título e texto;
- Identificar a intenção e estrutura dos gêneros textuais: adivinhas, cantigas de roda, tirinha;
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- Identificar características típicas da fala em um texto escrito;
- Identificar o tema central do texto;
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato;
- Interpretar enunciados de atividades específicas da série;
- Ler e interpretar diversos portadores de texto;
- Localizar informações num texto;
- Percepção da estrutura de uma cantiga: rimas, versos, estrofes e repetições de versos;
- Reconhecer as cantigas de roda como um gênero textual;
- Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão ou interpretação do texto;
- Ler oralmente, com fluência, ritmo e entonação adequados.
Aspectos linguísticos
- Colocar palavras em ordem alfabética, considerando a primeira e a segunda letra;
- Compreender o conceito de sílaba;
- Conceituar palavras sinônimas e antônimas;
- Empregar corretamente a letra maiúscula;
- Empregar corretamente o ponto final e ponto de interrogação;
- Identificar e empregar corretamente as nomenclaturas específicas: contornar, sublinhar, grifar, numerar;
- Identificar vogais e consoantes;
- Realizar a autocorreção direcionada, com apoio da divisão silábica;
- Realizar a autocorreção direcionada, com apoio na segmentação da palavra;
- Relacionar palavras, identificando sinônimos e antônimos.
Aspectos ortográficos
- Compreender que existem diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever;
- Diferenciar gráfica e foneticamente as letras f e V, p e b, t e d;
- Localizar trocas sonoras na palavra para realizar autocorreção;
- Perceber a diferença de sons surdos e sonoros, atribuindo-lhes as letras apropriadas;
- Revisar os próprios textos, refletindo sobre os aspectos da correção ortográfica.
Produção de texto
- Produção de texto não verbal, apresentando os elementos e a estrutura da narrativa: personagens, ação, tempo, espaço, elemento surpresa;
- Produzir textos, observando a estrutura do gênero solicitado;
- Utilizar a divisão silábica na separação de palavras ao final da pauta.
Área do conhecimento:
Matemática
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre
Números e operações
- Agrupar quantidades;
- Aplicar o conceito de par e ímpar;
- Aplicar o sinal de adição;
- Comparar e ordenar quantidades ( números naturais e ordinais);
- Compor e decompor números naturais;
- Compreender o sistema de numeração decimal até a segunda ordem;
- Conhecer a história dos números;
- Construir a ideia da subtração ( retirar, comparar e completar);
- Construir ideias da adição ( juntar, reunir, acrescentar);
- Definir o antecessor e sucessor de um número;
- Escrever números por extenso;
- Escrever números, observando regularidades na sequência dos números naturais;
- Escrever quantias por extenso;
- Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais;
- Estimar quantidades e possibilidades;
- Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
- Identificar critérios utilizados na organização de sequências;
- Identificar o intervalo de uma sequência numérica;
- Identificar princípios e características do sistema de numeração decimal: base 10, valor posicional, ordens (dezena e unidade);
- Identificar, ler e escrever numerais de 0 a 100;
- Ler e escrever números ordinais até o 20º;
- Ler números, observando regularidades na sequência dos números naturais;
- Ler quantias escritas por extenso;
- Realizar cálculo mental e estimar resultados;
- Realizar contagens por agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5) a partir de qualquer número dado;
- Reconhecer números no contexto diário;
- Relacionar número a quantidade;
- Representar números naturais utilizando diferentes recursos: Q.P., material dourado, ábaco, amarradinhos, etc;
- Representar quantidades utilizando recursos diversificados;
- Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da adição e da subtração;
- Resolver situações problema envolvendo a noção de adição e subtração;
- Utilizar a calculadora para produzir escritas numéricas;
- Utilizar a contagem oral de forma ascendente, descendente e em intervalos;
- Utilizar variados procedimentos de cálculo aproximado e exato: estimativas, agrupamentos, composição e decomposição, relações numéricas que envolvem as características e os princípios do Sistema de Numeração Decimal e as propriedades das operações.
Espaço e forma
- Descrever e comparar sólidos geométricos a partir de experimentações realizadas com os mesmos;
- Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam;
- Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos;
- Identificar grandezas mensuráveis;
- Identificar sólidos geométricos, denominando-os;
- Reproduzir sólidos por meio de modelagem com argila ou massa de modelar;
- Orientar-se no espaço empregando corretamente as ideias de posição e deslocamento: direita, esquerda, à frente, atrás, entre, vertical, horizontal.
- Efetuar cálculos, em situações de compra e venda, utilizando cédulas e moedas;
- Estabelecer relações entre: dia e semana, dia e mês, mês e ano;
- Explicar que as grandezas são medidas de formas diferentes;
- Identificar as cédulas e moedas em circulação no Brasil;
- Realizar medições, utilizando unidades de medida não convencionais;
- Reconhecer o calendário como forma de registrar e contar o tempo;
- Reconhecer o uso das medidas de comprimento em situações práticas do cotidiano;
- Resolver problemas envolvendo as unidades de medida de tempo (dia, semana, mês, ano);
- Resolver problemas envolvendo o sistema monetário.
- Construir formas pessoais de registrar informações coletadas;
- Ler e interpretar gráficos e tabelas;
- Produzir gráficos e tabelas.
Área do conhecimento:
Ciências
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Luz, cores e sombra
Conhecer e compreender :
- As cores, o arco-íris e a decomposição da luz;
- A luz e o sentido da visão;
- Movimento aparente do Sol, luz e sombra;
- Movimento de rotação da Terra e os dias e as noites;
- A luz e a organização das atividades humanas;
- Adaptação dos seres vivos aos dias e às noites.
Sons e
Vibração
Reconhecer e compreender:
- O som e o sentido da audição;
- Os sons dos lugares (sons da cidade, da natureza, do dia e da noite);
- Os sons da cidade e a poluição sonora;
- Som e luz: trovão e relâmpago.
Área do conhecimento:
História
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
- Buscar informações em diferentes tipologias de fontes (entrevista, pesquisa bibliográfica, imagens, patrimônio material, etc.);
- Comparar informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico;
- Formular hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;
- Reconhecer e analisar de documentos históricos de natureza diversa;
- Registrar em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc;
- Trocar informações sobre os objetos de estudo.
Minha História e o tempo
- Construir a linha do tempo: organização e sucessão de fatos na vida pessoal;
- Diferenciar tempo cronológico e tempo biológico (noções introdutórias);
- Identificar fontes históricas: iconográficas, orais, escritas e materiais;
- Identificar sua História de vida: acontecimentos e relações sociais estabelecidas no decorrer de sua história;
- Perceber as transformações biológicas com a passagem do tempo;
- Reconhecer marcação da passagem do tempo na vida do indivíduo (o aniversário).
O tempo não pára!
- Conceituar tempo histórico;
- Conceituar tempo psicológico;
- Desenvolver noções de tempo cronológico: ano, mês, semana e dia;
- Reconhecer as diferentes formas de contagem e registro do tempo entre os grupos humanos.
Área do
conhecimento: Geografia
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
- Atribuir significado aos conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações concretas do seu dia a dia;
- Desenvolver a percepção de transformações e permanências que ocorrem no espaço no decorrer do tempo, entendendo que, na paisagem, convivem elementos do passado e do presente;
- Desenvolver noções espaciais: lateralidade, anterioridade, distância, proporcionalidade e perspectiva;
- Desenvolver noções temporais (ontem, hoje, passado, presente, futuro e simultaneidade);
- Diferenciar elementos naturais e culturais da paisagem, entendendo que a natureza transformada esta em tudo o que utilizamos no nosso dia a dia;
- Identificar referenciais de localização espacial: naturais e culturais;
- Ler e interpretar representações (gráficos, mapas e suas variações, tais como: maquetes, cartas, plantas, croquis, etc.);
- Pesquisar e fazer estudos do meio, para que os alunos se percebam como sujeitos sociais na construção do espaço geográfico;
- Reconhecer que o lugar possui identidade própria e está associado a vínculos afetivos do individuo ou do grupo.
O meu espaço de vivência
- Conhecer os direitos da criança;
- Construir e identificar normas para a organização dos espaços de vivência das crianças;
- Identificar os elementos da natureza presentes na sala de aula;
- Identificar os lugares de vivência das crianças (a moradia, a sala de aula, a escola, a rua e o quarteirão);
- Orientar-se e localizar-se no espaço: direita e esquerda; frente e atrás; em cima e embaixo;
- Perceber a sala de aula de diferentes ângulos e com diferentes representações;
- Reconhecer a necessidade de conservação do ambiente da sala de aula;
- Reconhecer-se como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais.
Área do
conhecimento: Formação
Humana
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
• Argumentar com clareza e coerência;
• Buscar significados e elaborar
conceitos;
• Construir bases para uma cidadania
democrática e responsável;
• Desenvolver a autonomia, mas
também a intersubjetividade no pensar;
• Desenvolver os pensamentos
crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades
cognitivas e éticas;
•
Praticar
a reflexão filosófica;
•
Refletir
sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.
Um mundo maravilhoso!
• Identificar enganos na percepção;
• Perceber as semelhanças e diferenças entre seres e objetos;
•
Reconhecer
mudanças, transformações e a essência dos seres e objetos.
Área do
conhecimento: Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
- Reconhecer a música como uma manifestação cultural da sociedade;
- Apreciar as manifestações artísticas;
- Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento;
- Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais;
- Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical;
- Desenvolver habilidades interativas e de grupo;
- Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores para o desenvolvimento cultural;
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança;
- Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas;
- Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.
Objeto de estudo:
- Cantigas de roda
Área do
conhecimento: Artes
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
- Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir produções artísticas;
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
- Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
- Observar, com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade, exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
- Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelos artistas.
- Pieter Bruegel
- Gilbert & Geoge
- Ivan Serpa
- Botero
Distribuição de pontos
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática,
Ciências, História, Geografia e Inglês.
8,0 pontos – Atividade
Avaliativa
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA SEMANA
|
12/03
|
Matemática
|
2ª
feira
|
14/03
|
Inglês
|
4ª
feira
|
20/03
|
Português
|
3ª
feira
|
22/03
|
História
|
5ª
feira
|
02/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
04/04
|
Geografia
|
4ª
feira
|
12,0 pontos – Avaliação
Bimestral
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA
SEMANA
|
20/04
|
Português
|
6ª
feira
|
23/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
24/04
|
Geografia
|
3ª
feira
|
25/04
|
Inglês
|
4ª
feira
|
26/04
|
História
|
5ª
feira
|
27/04
|
Matemática
|
6ª
feira
|
5,0 -
Trabalhos
TOTAL DE PONTOS DISTRIBUÍDOS NO BIMESTRE: 25,0 pontos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas
especializadas serão avaliadas com conceitos. Os
resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e
contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras,
debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto
de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a
compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos,
as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição
de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e
com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz
curricular.
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