terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE / 2º ANO


PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
CURSO:
2º Ano do Ensino  Fundamental
PROFESSORA:

Bárbara
ANO LETIVO:

2012

Área do conhecimento:  Língua Portuguesa

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre

Aspectos discursivos textuais
  •          Ampliar o repertório de linguagem;
  •          Ampliar o universo cultural;
  •          Estabelecer relação entre o título e texto;
  •         Identificar a intenção e estrutura dos gêneros textuais:  adivinhas,  cantigas de roda, tirinha;
  •          Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
  •          Identificar características típicas da fala em um texto escrito;
  •          Identificar o tema central do texto;
  •          Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato;
  •          Interpretar enunciados de atividades específicas da série;
  •          Ler e interpretar diversos portadores de texto;
  •          Localizar informações num texto;
  •          Percepção da estrutura de uma cantiga: rimas, versos, estrofes e repetições de versos;
  •          Reconhecer as cantigas de roda como um gênero textual;
  •          Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão ou interpretação do texto;
  •          Ler oralmente, com fluência, ritmo e entonação adequados.


Aspectos linguísticos
  •          Colocar palavras em ordem alfabética, considerando a primeira e a segunda letra;
  •          Compreender o conceito de sílaba;
  •          Conceituar palavras sinônimas e antônimas;
  •          Empregar corretamente a letra maiúscula;
  •          Empregar corretamente o ponto final e ponto de interrogação;
  •          Identificar e empregar corretamente as nomenclaturas específicas: contornar, sublinhar, grifar, numerar;
  •          Identificar vogais e consoantes;
  •          Realizar a autocorreção direcionada, com apoio da divisão silábica;
  •          Realizar a autocorreção direcionada, com apoio na segmentação da palavra;
  •          Relacionar palavras, identificando sinônimos e antônimos.


Aspectos ortográficos
  •          Compreender que existem diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever;
  •          Diferenciar gráfica e foneticamente as letras  f e V, p e b,  t e d;
  •          Localizar trocas sonoras na palavra para realizar autocorreção;
  •          Perceber a diferença de sons surdos e sonoros, atribuindo-lhes as letras apropriadas;
  •          Revisar os próprios textos, refletindo sobre os aspectos da correção ortográfica.


Produção de texto
  •          Produção de texto não verbal, apresentando os elementos e a estrutura da narrativa: personagens, ação, tempo, espaço, elemento surpresa;
  •          Produzir textos, observando a estrutura do gênero solicitado;
  •          Utilizar a divisão silábica na separação de palavras ao final da pauta.



Área do conhecimento:  Matemática

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre

Números e operações
  •          Agrupar quantidades;
  •          Aplicar o conceito de par e ímpar;
  •          Aplicar o sinal de adição;
  •          Comparar e ordenar quantidades  ( números naturais e  ordinais);
  •          Compor e decompor números naturais;
  •          Compreender o sistema de numeração decimal até a segunda ordem;
  •          Conhecer a história dos números;
  •      Construir a ideia da subtração ( retirar, comparar e completar);
  •          Construir ideias da adição ( juntar, reunir, acrescentar);
  •          Definir o antecessor e sucessor de um número;
  •          Escrever números por extenso;
  •          Escrever números, observando regularidades na sequência dos números naturais;
  •          Escrever quantias por extenso;
  •          Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais;
  •          Estimar quantidades e possibilidades;
  •          Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
  •          Identificar critérios utilizados na organização de sequências;
  •          Identificar o intervalo de uma sequência numérica;
  •          Identificar princípios e características do sistema de numeração decimal: base   10, valor posicional, ordens (dezena e unidade);
  •          Identificar, ler e escrever numerais de 0 a 100;
  •          Ler e escrever números ordinais até o 20º;
  •          Ler números, observando regularidades na sequência dos números naturais;
  •          Ler quantias escritas por extenso;
  •          Realizar cálculo mental e estimar resultados;
  •          Realizar contagens por agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5) a partir de qualquer número dado;
  •          Reconhecer números no contexto diário;
  •          Relacionar número  a quantidade;
  •          Representar números naturais utilizando diferentes recursos: Q.P., material dourado, ábaco, amarradinhos,  etc;
  •          Representar quantidades utilizando recursos diversificados;
  •          Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da adição e da subtração;
  •          Resolver situações problema envolvendo a noção de  adição e subtração;
  •          Utilizar a calculadora para produzir escritas numéricas;
  •          Utilizar a contagem oral de forma ascendente, descendente e em intervalos;
  •          Utilizar variados procedimentos de cálculo aproximado e exato: estimativas, agrupamentos, composição e decomposição, relações numéricas que envolvem as características e os princípios do Sistema de Numeração Decimal e as propriedades das operações.


Espaço e forma
  •          Descrever e comparar  sólidos geométricos a partir de experimentações realizadas com os mesmos;
  •          Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam;
  •          Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos;
  •          Identificar grandezas mensuráveis;
  •          Identificar sólidos geométricos, denominando-os;
  •          Reproduzir sólidos por meio de modelagem com argila ou massa de modelar;
  •    Orientar-se no espaço empregando corretamente as ideias de posição e deslocamento: direita, esquerda, à frente, atrás,  entre, vertical, horizontal.


Grandezas e medidas
  •          Efetuar cálculos, em situações de compra e venda, utilizando cédulas e moedas;
  •          Estabelecer relações entre: dia e semana, dia e mês, mês e ano;
  •          Explicar que as grandezas são medidas de formas diferentes;
  •          Identificar as cédulas e moedas em circulação no Brasil;
  •          Realizar medições, utilizando unidades de medida não convencionais;
  •          Reconhecer o calendário como forma de registrar e contar o tempo;
  •          Reconhecer o uso das medidas de comprimento em situações práticas do cotidiano;
  •          Resolver problemas envolvendo as unidades de medida de tempo (dia, semana, mês, ano);
  •          Resolver problemas envolvendo o sistema monetário.


 Tratamento da informação
  • Construir formas pessoais de registrar informações coletadas;
  • Ler e  interpretar gráficos e tabelas;
  • Produzir gráficos e tabelas.

   
Área do conhecimento:  Ciências

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre

Luz, cores e sombra

Conhecer e compreender :
  •          As cores, o arco-íris e a decomposição da luz;
  •          A luz e o sentido da visão;
  •          Movimento aparente do Sol, luz e sombra;
  •          Movimento de rotação da Terra e os dias e as noites;
  •          A luz e a organização das atividades humanas;
  •          Adaptação dos seres vivos aos dias e às noites.

Sons e Vibração

Reconhecer e compreender:
  •          O som e o sentido da audição;
  •          Os sons dos lugares (sons da cidade, da natureza, do dia e da noite);
  •          Os sons da cidade e a poluição sonora;
  •          Som e luz: trovão e relâmpago.


Área do conhecimento:  História

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
  •          Buscar informações em diferentes tipologias de fontes (entrevista, pesquisa bibliográfica, imagens, patrimônio material, etc.);
  •          Comparar  informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico;
  •          Formular  hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;
  •          Reconhecer e analisar de documentos históricos de natureza diversa;
  •          Registrar em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc;
  •          Trocar  informações sobre os objetos de estudo.


Minha História e o tempo
  •        Construir a linha do tempo: organização e sucessão de fatos na vida pessoal;
  •        Diferenciar tempo cronológico e tempo biológico (noções introdutórias);
  •     Identificar fontes históricas: iconográficas, orais, escritas e materiais;
  •       Identificar sua História de vida: acontecimentos e relações sociais estabelecidas no decorrer de sua história;
  •        Perceber as transformações biológicas com a passagem do tempo;
  •        Reconhecer marcação da passagem do tempo na vida do indivíduo (o aniversário).


O tempo não pára!
  •        Conceituar tempo histórico;
  •        Conceituar tempo psicológico;
  •        Desenvolver noções de tempo cronológico: ano, mês, semana e dia;
  •        Reconhecer as diferentes formas de contagem e registro do tempo entre os grupos humanos.


Área do conhecimento:  Geografia

Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
  •        Atribuir significado aos conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações concretas do seu dia a dia;
  •        Desenvolver a percepção de transformações e permanências que ocorrem no espaço no decorrer do tempo, entendendo que, na paisagem, convivem elementos do passado e do presente;
  •        Desenvolver noções espaciais: lateralidade, anterioridade, distância, proporcionalidade e perspectiva;
  •        Desenvolver noções temporais (ontem, hoje, passado, presente, futuro e simultaneidade);
  •        Diferenciar elementos naturais e culturais da paisagem, entendendo que a natureza transformada esta em tudo o que utilizamos no nosso dia a dia;
  •        Identificar referenciais de localização espacial: naturais e culturais;
  •        Ler e interpretar representações (gráficos, mapas e suas variações, tais como: maquetes, cartas, plantas, croquis, etc.);
  •        Pesquisar e fazer estudos do meio, para que os alunos se percebam como sujeitos sociais na construção do espaço geográfico;
  •        Reconhecer que o lugar possui identidade própria e está associado a vínculos afetivos do individuo ou do grupo.

  
O meu espaço de vivência
  •        Conhecer os direitos da criança;
  •        Construir e identificar normas para a organização dos espaços de vivência das crianças;
  •        Identificar os elementos da natureza presentes na sala de aula;
  •        Identificar os lugares de vivência das crianças (a moradia, a sala de aula, a escola, a rua e o quarteirão);
  •        Orientar-se   e localizar-se no espaço: direita e esquerda; frente e atrás; em cima e embaixo;
  •        Perceber a sala de aula de diferentes ângulos e com diferentes representações;
  •        Reconhecer a necessidade de  conservação do ambiente da sala de aula;
  •        Reconhecer-se como  indivíduo e membro de diferentes grupos sociais.

Área do conhecimento:  Formação Humana

Habilidades a serem desenvolvidas na Série

       Argumentar com clareza e coerência;
       Buscar significados e elaborar conceitos;
       Construir bases para uma cidadania democrática e responsável;
       Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar;
       Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas;
       Praticar a reflexão filosófica;
       Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.

Um  mundo maravilhoso!

       Identificar enganos  na percepção;
       Perceber as  semelhanças e diferenças entre seres e objetos;
       Reconhecer mudanças, transformações e a essência dos seres e objetos.

Área do conhecimento:  Música/musicalização

Habilidades a serem desenvolvidas na Série
  •          Reconhecer a música como uma manifestação cultural da sociedade;
  •          Apreciar as manifestações artísticas;
  •          Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento;
  •          Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais;
  •          Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical;
  •          Desenvolver habilidades interativas e de grupo;
  •          Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores  para o desenvolvimento cultural;
  •          Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança;
  •          Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas;
  •          Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.


Objeto de estudo:
  •     Cantigas de roda

  
Área do conhecimento:  Artes

Habilidades a serem desenvolvidas na Série
  •          Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e ao fruir produções artísticas;
  •          Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
  •         Construir  uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
  •         Observar, com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade, exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
  •         Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelos artistas.

 Objetos de estudo:
  •          Pieter Bruegel
  •          Gilbert & Geoge
  •          Ivan Serpa
  •          Botero

  
Distribuição de pontos

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

8,0 pontos – Atividade Avaliativa

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
12/03
Matemática
2ª feira
14/03
Inglês
4ª feira
20/03
Português
3ª feira
22/03
História
5ª feira
02/04
Ciências
2ª feira
04/04
Geografia
4ª feira

12,0 pontos – Avaliação Bimestral

DATA
DISCIPLINA
DIA DA SEMANA
20/04
Português
6ª feira
23/04
Ciências
2ª feira
24/04
Geografia
3ª feira
25/04
Inglês
4ª feira
26/04
História
5ª feira
27/04
Matemática
6ª feira

5,0 - Trabalhos

TOTAL DE PONTOS DISTRIBUÍDOS NO BIMESTRE: 25,0 pontos

Avaliação dos componentes curriculares especializados

Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e Literatura.

As aulas especializadas serão avaliadas com conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.

Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição de dados memorizados.

Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz curricular.

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