PROGRAMAÇÃO
DO 1º BIMESTRE
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CURSO:
3º
Ano do Ensino Fundamental
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PROFESSORA:
Carla
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ANO LETIVO:
2012
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Área do conhecimento:
Língua Portuguesa
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Gênero textual - Conto
Aspectos discursivos
e textuais
- Identificar conto moderno e tradicional.
- Identificar o conflito do conto.
- Identificar o começo, meio e fim, fazendo sínteses das partes.
- Perceber que a função do conto é entreter o leitor.
- Estabelecer relações entre a versão clássica e a moderna de um conto.
Aspectos
Linguísticos
- Reconhecer a estrutura textual do gênero conto (marcas para iniciar o texto, espaço, tempo, personagens).
- Identificar marcas linguísticas que evidenciam os elementos que compõem uma narrativa.
- Identificar o narrador.
- Identificar a função dos verbos de elocução.
- Reconhecer o uso das aspas para indicar a fala dos personagens.
- Estabelecer relações e comparações entre tirinhas e contos clássicos.
- Perceber a concordância nominal e verbal por meio do uso de palavras no singular e plural.
- Reconhecer expressões de tempo.
- Identificar palavras derivadas.
Gênero textual - Verbete
Aspectos
discursos e textuais
- Identificar o sentido das palavras no texto e no contexto.
- Manusear o dicionário, utilizando e aprimorando conhecimentos sobre a ordem alfabética.
- Reconhecer o dicionário como uma referência da grafia correta das palavra e seu significado.
- Desenvolver a autonomia no processo de consulta ao dicionário.
- Ordenar palavras alfabeticamente, considerando a primeira, a segunda e a terceira letras.
Aspectos
linguísticos
- Utilizar a ordem alfabética como recurso para localizar palavras no dicionário.
- Perceber que as palavras podem ter vários significados (polissemia).
- Identificar a adequação vocabular, considerando as ideias do texto.
- Compreender a ordem alfabética como critério de organização do dicionário.
Aspectos
discursos e textuais
- Reconhecer as abreviaturas como uma forma de ganhar espaço e tornar o texto mais curto.
- Interessar-se pela busca de materiais desse gênero.
- Identificar a intenção dos anúncios analisados.
- Identificar o destinatário do texto, tomando como referência o objeto anunciado.
- Diferenciar os anúncios relativos a produtos e a serviços.
- Empregar os recursos gráficos em anúncios.
- Estabelecer relações e comparações entre anúncios que circulam socialmente e os poéticos.
- Reconhecer a estrutura textual do anúncio.
- Identificar as marcas linguísticas que compõem o anúncio: uso de verbos no presente do indicativo e na 1ª pessoa do singular: alugo, compro, vendo, entre outros, para provocar o interesse do leitor. Uso de adjetivos para caracterizar e qualificar produtos e serviços. Uso e função das abreviaturas.
- Localizar e compreender o significado de diferentes abreviaturas.
- Reconhecer o uso da vírgula para separar elementos em uma lista de atributos.
Aspectos ortográficos - o trabalho estará
fundamentado numa proposta reflexiva e
dependerá dos textos trabalhados no bimestre, priorizando as
dificuldades morfológico-gramaticais regulares, dentre elas:
- Refletir sobre o uso do G e J.
- Identificar a ocorrência irregular: J e G diante das vogais E e I.
- Consultar a diferentes fontes para sanar dúvidas relacionadas à grafia das palavras.
- Reconhecer que a letra S pode grafar sons diferentes.
- Diferenciar os sons de /S/ e de /Z/.
- Registrar corretamente a grafia das palavras.
- Consultar fontes diversas para sanar dúvidas relacionadas à grafia das palavras.
- Refletir sobre as regularidades da norma ortográfica.
- Empregar corretamente o M e N.
- Utilizar o til (~).
- Concluir que há regras que auxiliam na escrita de palavras com som nasal.
- Utilizar regras para escrever palavras que apresentam som nasal.
Produção
de texto oral ou escrito
- Elaboração de texto fazendo uso da linguagem própria dos anúncios.
- Empregar corretamente letras maiúsculas e minúsculas.
- Escrever com legibilidade.
- Identificação da finalidade da situação comunicativa, preparando-se para a exposição oral.
- Manter o espaço de uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto.
- Organização de um dicionário pessoal.
- Organizar, conforme projeto textual, articulações diretas de fatos, que garantam coerência.
- Preparação de anotações para a produção textual.
- Revisão do texto, seguindo as orientações do professor.
- Revisão do texto, tomando como indicação as orientações do professor.
- Utilizar a divisão funcional de sílabas, demonstrando domínio do conceito de sílaba.
- Utilizar a divisão silábica na separação de palavras no final da pauta.
- Utilizar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Área do conhecimento:
Matemática
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Números e operações
- Compor e decompor quantidades.
- Compreender o Sistema de Numeração Decimal (unidades e dezenas).
- Identificar critérios e regularidades utilizados na organização de sequências.
- Ler , interpretar e produzir escritas numéricas.
- Realizar contagens por agrupamentos (10 em 10): trocas e “destrocas”.
- Realizar contagens por agrupamentos (de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, etc.) a partir de qualquer número dado.
- Realizar operações compreendendo seus significados e utilização dos algoritmos da adição e da subtração (sem reagrupamento).
- Realizar operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da multiplicação (como adição de parcelas iguais).
- Reconhecer os números no contexto diário: para contar, para ordenar, para medir e para representar.
- Utilizar a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades das operações.
- Utilizar estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realizar operações compreendendo seus significados e utilizar o algoritmo para efetuar a adição conforme a seguinte gradação:
- com centenas
exatas.
- de números
de até três algarismos, sem reservas.
- de números
de até três algarismos, com uma reserva.
- de números
de até três algarismos, com duas reservas.
- em colunas
(com mais de duas parcelas).
- Realizar operações compreendendo seus significados e utilizar o algoritmo para efetuar a subtração, conforme a seguinte gradação:
- com centenas
exatas.
- de números
de até três algarismos, sem reagrupamento.
- de números
de até três algarismos, com um reagrupamento.
- de números
de até três algarismos, com dois reagrupamentos.
- Automatizar os fatos fundamentais.
- Comparar formas geométricas e objetos do cotidiano (formatos circulares).
- Identificar propriedades de figuras geométricas planas (círculo).
- Identificar algumas características das figuras geométricas planas.
- Representar figuras geométricas: composição de novas figuras (tangram).
Grandezas e medidas
·
Abreviar
as unidades de medida de tempo.
·
Compor
e decompor valores, utilizando determinado número de cédulas ou de moedas.
·
Conhecer, utilizar e estabelecer relações entre as unidades de medida de
valor.
·
Efetuar
cálculos, em situações de compra e venda, utilizando cédulas e moedas.
·
Empregar unidades de medida de tempo.
·
Empregar as unidades de medida de
tempo (horas do dia), como uso do relógio analógico e digital.
·
Estabelecer
relações entre o horário de início e de término, intervalo de duração de um
evento ou acontecimento, no qual os horários sejam horas exatas e/ou meia hora.
·
Estabelecer
relações entre: hora e minuto, hora e dia, dia e semana, dia e quinzena, dia e
mês, mês e bimestre, mês e trimestre, mês e ano, semana e mês, semestre e ano,
ano e década, ano e século, década e século.
·
Estabelecer
trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores.
·
Fazer
estimativas relacionadas à utilização do dinheiro.
·
Identificar
as cédulas e moedas em circulação no Brasil.
·
Identificar
os conceitos de compra e venda, troco, caro e barato, entrada e prestação,
desconto, em situações práticas de vida.
·
Ler e escrever quantias.
·
Reconhecer e aplicar o calendário como forma de
registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano).
·
Reconhecer
os diferentes tipos de formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de
crédito, tíquete, vale-refeição).
·
Resolver
problema envolvendo o sistema monetário.
·
Resolver
problemas envolvendo as unidades de medida de tempo.
·
Utilizar o real como unidade de medida do nosso
sistema monetário.
Tratamento da
informação
·
Construção de formas pessoais de
registrar informações coletadas.
·
Leitura e interpretação de dados em
tabelas e imagens.
Área do conhecimento:
Ciências
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre.
Em busca do
alimento
- Identificar os diferentes hábitos alimentares dos animais: carnívoros, herbívoros e onívoros.
- Estabelecer relações alimentares dos seres vivos entre si e dos demais componentes do ambiente: fotossíntese.
- Conhecer algumas estratégias de obtenção do alimento pelos animais e pelos vegetais (plantas carnívoras).
Alimentação Humana
- Compreender a importância de uma alimentação adequada.
- Identificar os grupos alimentares e a pirâmide alimentar.
- Investigar os hábitos alimentares do brasileiro no dia a dia: arroz com feijão, fast food e alimentos industrializados.
- Conhecer as causas e consequências da Obesidade infantil.
Área do conhecimento:
História
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre.
História
local e do Cotidiano
Família
- Perceber seu grupo de convívio familiar.
- Construir a História da família dos alunos.
- Elaborar a linha do tempo de membros familiares (tempo cronológico e tempo histórico).
- Reconhecer o direito da criança ao afeto e à segurança moral e material .
- Reconhecer a diversidade de modelos familiares brasileiros na atualidade.
- Reconhecer a diversidade de modelos familiares no passado: mudanças e permanências.
Família
de outros tempos
- Identificar a organização familiar brasileira no passado e no presente.
- Identificar os papéis dos gêneros.
- Identificar as rotinas domésticas.
- Identificar a divisão de tarefas.
- Reconhecer as diferentes organizações familiares entre os grupos humanos no passado e no presente.
Área do conhecimento:
Geografia
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre.
O
meu espaço de vivência
- Elaborar pesquisas e textos, com base em leitura e interpretação de dados obtidos em representações cartográficas, imagens, gráficos e fontes escritas.
- Utilizar referências de lateralidade na localização do bairro, confecção de mapas e roteiros.
- Identificar e registrar características do entorno local.
- Ler e interpretar mapas e cartas simples.
- Interpretar e analisar gráficos e tabelas.
- Identificar e representar o bairro.
- Localizar o bairro: pontos de referencia e direções cardeais.
- Caracterizar os diferentes tipos de bairro: residencial, comercial e industrial.
- Identificar formas de apropriação da natureza pela sociedade e os impactos ambientais.
- Identificar bairros centrais e periféricos.
- Identificar os serviços públicos presentes no bairro.
- Relacionar serviços públicos e tributos.
- Conhecer a organização dos moradores de bairros e de condomínios.
- Reconhecer os elementos naturais e os humanizados presentes nos bairros.
- Desenvolver uma consciência critica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente. Reconhecer que o lugar possui identidade própria e está associado a vínculos afetivos do individuo ou do grupo.
Área do conhecimento:
Formação Humana
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
- Buscar significados e elaborar conceitos.
- Praticar a reflexão filosófica.
- Argumentar com clareza e coerência.
- Desenvolver a autonomia, mas também a intersubjetividade no pensar.
- Desenvolver os pensamentos crítico, criativo e cuidadoso, por meio da descoberta e aplicação de habilidades cognitivas e éticas.
- Construir bases para uma cidadania democrática e responsável.
- Refletir sobre conceitos, valores, ideias e raciocínios estabelecidos.
Área do conhecimento:
Artes
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
· Expressar e saber
comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar
e ao fruir produções artísticas;
· Interagir com
materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Artes Visuais,
Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a
utilizá-los nos trabalhos pessoais;
· Construir uma
relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento
estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de
criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
· Compreender
e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas,conhecendo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência
de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
· Observar,
com interesse e curiosidade, as relações entre os seres humanos e a realidade,
exercitando a discussão, assim como indagando, argumentando e apreciando a arte
de modo sensível;
· Compreender e
saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista,
reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo
percorrido pelo artista;
· Buscar e saber
organizar informações sobre a arte por meio de contato com artistas,
documentos, acervo nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas,
jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos,
discos e cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de
cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas e cinematecas), reconhecendo e
compreendendo a variedade das produções artísticas e concepções estéticas
presentes na história das diferentes culturas e etnias.
Objeto de estudo:
- Joan Miró, as artes plásticas e os museus.
- Vinícius de Morais, a música e os musicais.
- Ana Botafogo, a dança e os grandes balés.
- Charlie Chaplin e o cinema.
- Os instrumentos, os materiais e os ambientes da arte.
- O teatro de bonecos.
Área do
conhecimento: Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer
a música como uma manifestação cultural
da sociedade.
·
Apreciar
as manifestações artísticas.
· Brincar
com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do
próprio movimento.
· Explorar
e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras musicais.
· Experimentar
e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a
reflexão do fazer musical.
· Desenvolver
habilidades interativas e de grupo.
· Valorizar
a música brasileira, destacando a importância de compositores para o desenvolvimento cultural.
· Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
· Desenvolver
habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
· Expressar
intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.
Distribuição de pontos
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática,
Ciências, História, Geografia e Inglês.
8,0 pontos – Atividade
Avaliativa
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA SEMANA
|
12/03
|
Matemática
|
2ª
feira
|
14/03
|
Inglês
|
4ª
feira
|
20/03
|
Português
|
3ª
feira
|
22/03
|
História
|
5ª
feira
|
02/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
04/04
|
Geografia
|
4ª
feira
|
12,0 pontos – Avaliação
Bimestral
DATA
|
DISCIPLINA
|
DIA DA
SEMANA
|
20/04
|
Português
|
6ª
feira
|
23/04
|
Ciências
|
2ª
feira
|
24/04
|
Geografia
|
3ª
feira
|
25/04
|
Inglês
|
4ª
feira
|
26/04
|
História
|
5ª
feira
|
27/04
|
Matemática
|
6ª
feira
|
5,0 -
Trabalhos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas
especializadas serão avaliadas com conceitos. Os
resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e
contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras,
debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto
de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a
compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos,
as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição
de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e
com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz
curricular.
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