1º ANO
PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE
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CURSO:
1º Ano do Ensino fundamental
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PROFESSORA:
Carla Rangel
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ANO LETIVO:
2012
|
Área do
conhecimento: Língua Portuguesa
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Linguagem
Oral e Escrita
·
Relatar
vivências nas diversas situações do cotidiano;
·
Relatar
observações e experiências vividas, de acordo com a sequência temporal dos
fatos;
·
Explicitar
dúvidas, compreensão e curiosidade diante das diferentes situações com as quais
convive;
·
Argumentar
ideias e pontos de vista e questionar as ideias e pontos de vista do outro;
·
Conhecer
e produzir jogos verbais como rimas, adivinhas, trava-línguas, poemas e canções;
·
Selecionar
e utilizar recursos linguísticos e discursivos em função dos objetivos de
interlocução e das características dos interlocutores;
·
Reconhecer
as diferentes funções do uso da linguagem oral.
Práticas de Leitura
·
Ler
textos de diferentes gêneros explorando de forma contextualizada o sistema
alfabético e as características de cada gênero textual;
·
Formular
hipóteses acerca do conteúdo do texto, antes de sua leitura;
·
Ler
por prazer, ler para buscar informação, ler para aprender;
·
Estabelecer
relações entre o texto e outros textos e entre o texto e ilustrações ou fotos
que o acompanham.
Práticas de Escrita
·
Escrever
espontaneamente, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o
sistema de escrita da Língua Portuguesa;
·
Identificar
e reconhecer o processo de formação de palavras e seus significados;
·
Produzir
textos individuais ou coletivos;
·
Produzir
textos de acordo com as condições de produção: função da escrita, gênero do
texto, objetivos na produção do texto e interlocutores visados;
·
Valorizar
a linguagem escrita, reconhecendo o seu uso em diferentes funções;
·
Respeito
pela própria produção e pela produção alheia.
Área do conhecimento:
Matemática
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Números e
operações
·
Utilizar a linguagem oral em situações reais;
·
Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral e a
notação numérica;
·
Reconhecer a função social do número;
·
Explicitar a noção de sucessor e antecessor;
·
Relacionar o número a sua respectiva quantidade;
·
Reconhecer regularidades e regras presentes nas
sequências dos números naturais;
·
Resolver situações problema relacionadas ao aumento, à
redução e à divisão de quantidades, por meio de cálculo mental e estratégias
pessoais.
Espaço e
forma
·
Identificar propriedades geométricas de objetos e
figuras. Como formas, tipos de contornos, faces, lados etc;
·
Identificar e representar a posição de pessoas e
objetos, utilizando o vocabulário pertinente, em situações cotidianas como
brincadeiras, jogos, etc;
·
Identificar pontos de referência para situar-se e
deslocar-se no espaço.
Grandezas e
medidas
·
Comparar grandezas utilizando diferentes procedimentos;
·
Marcar o tempo em calendários;
·
Ler e utilizar tabelas e gráficos.
·
Área do conhecimento:
Movimento
Expressividade
·
Empregar o movimento como forma de comunicação em
situações cotidianas;
·
Expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras,
teatros, danças.
Equilíbrio e coordenação
·
Ampliar o conhecimento e controle sobre o corpo
empregando recursos de deslocamento e habilidades de equilíbrio, força,
velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais
participa;
·
Identificar e respeitar as limitações pessoais e dos
outros.
Área do
conhecimento: Natureza e Sociedade
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
·
Identificar os papeis sociais que desempenha nos
grupos sociais em que interage;
·
Reconhecer a necessidade do outro para ampliação dos
seus relacionamentos;
·
Valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e
interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·
Utilizar, com a ajuda do adulto, diferentes fontes
para buscar informações;
·
Incorporar atitudes que visem à manutenção do espaço
por onde circula;
·
Perceber as modificações de paisagem decorrentes da
ação humana;
·
Confeccionar
objetos;
·
Compreender a importância dos meios de transporte para
reduzir o tempo de deslocamento de um lugar para o outro;
·
Conhecer diferentes espécies de animais, seus hábitos,
alimentação e habitat;
·
Desenvolver atitudes de respeito à natureza e aos
animais.
Área do
conhecimento: Artes
Habilidades a serem
desenvolvidas na Série
· Analisar representações pictográficas;
· Participar de uma produção teatral.
2º ANO
PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE
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||
CURSO:
2º Ano do Ensino fundamental
|
PROFESSORA:
Bárbara
|
ANO LETIVO:
2012
|
Área do
conhecimento: Língua Portuguesa
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos discursivos e
textuais
Texto
informativo
·
Localizar
informação explícita em um texto;
·
Comparar
várias fontes e diferentes perspectivas de um mesmo tema;
·
Consultar
vários textos para reunir informações sobre um
tema;
·
Produzir resumos, esquemas, tabelas, etc;
·
Identificar
a finalidade do texto lido;
·
Estabelecer
relações entre conhecimentos prévios e informações novas obtidas nos textos;
·
Identificar
as características dos textos informativos em estudo – esquema e ficha técnica;
Almanaque
·
Identificar
o objetivo do texto: informar e divertir o leitor;
·
Localizar
informações explícitas no texto;
·
Inferir
informações implícitas no texto;
·
Identificar
o assunto ou tema do texto;
·
Desenvolver
noções básicas sobre a organização do suporte textual “almanaque”;
·
Posiciona-se
explicitando argumentos, em relação às informações apresentadas no texto.
Aspectos linguísticos
·
Identificar
o significado das palavras em diversos contextos;
·
Conhecer a estrutura dos textos;
·
Identificar o assunto de cada parte de um texto;
·
Identificar o uso de elementos coesivos para evitar
repetições;
·
Reconhecer o uso de termos científicos nos textos
estudados;
·
Empregar corretamente a concordância verbal e nominal
por meio do uso de palavras no singular e no plural;
·
Identificar palavras derivadas;
·
Combinar letras para compor palavras significativas em
determinado contexto;
·
Identificar e analisar o mecanismo e linguagem
presente no suporte textual “almanaque”.
·
Aspectos ortográficos -
o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e dependerá dos textos
trabalhados no bimestre, priorizando as dificuldades morfológico-gramaticais
regulares, dentre elas:
·
Desenvolver uma atitude de preocupação
com escrita ortográfica;
·
Criar regras que permitam evitar erros
ortográficos;
·
Empregar corretamente a letra U depois
da letra Q;
·
Perceber que o som da letra C, quando
seguida pelas letras U, O, A é parecido com o som das letras QU;
·
Perceber que a letra X e o dígrafo CH
representam o mesmo som em determinados contextos silábicos;
·
Organizar uma lista de palavras com X
e CH.
Produção de texto
·
Identificar
a finalidade da situação comunicativa, preparando-se para a exposição oral;
·
Utilização
de imagens como apoio à expressão oral;
·
Elaborar
esquema, selecionando informações relevantes no texto-base;
·
Elaborar
mapas conceituais;
·
Preparar
anotações para produção textual;
·
Revisão
do texto, considerando as orientações do professor;
·
Produzir
textos coletivos;
·
Produzir
a página de um almanaque.
Área do conhecimento:
Matemática
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Números e
operações
·
Compreender o Sistema de Numeração Decimal: construção
da unidade de milhar, composição e decomposição de quantidades;
·
Realizar operações compreendendo seus
significados;
·
Empregar corretamente os algoritmos da adição, subtração
e multiplicação;
·
Desenvolver procedimentos matemáticos para
resolver problemas;
·
Ler, interpretar e produzir escritas numéricas;
·
Realizar contagens por quaisquer agrupamentos,
inclusive dúzia e meia dúzia;
·
Construir a ideia da divisão: repartir em partes
iguais e ideia de medida (quantas vezes cabe em);
·
Realizar cálculos mentais.
Espaço e
forma
·
Compor figuras planas a partir de triângulos.
Grandezas e
medidas
·
Empregar corretamente unidades de medidas de tempo:
hora e meia hora;
·
Utilizar o relógio como instrumento para medir a
grandeza tempo;
·
Utilizar as medidas de tempo (mês e ano).
Tratamento da informação
·
Construir gráficos de colunas;
·
Construir formas pessoais de registrar informações
coletadas.
Área do
conhecimento: Ciências da Natureza
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
O planeta
Terra e os seres vivos
·
Reconhecer a relação de interdependência entre os
seres vivos e os componentes não vivos;
·
Identificar componentes não vivos – ar, água, solo,
rochas, luz e calor Sol;
·
Caracterizar os seres vivos – ciclo vital, necessidade
de energia para crescer e desenvolver;
·
Reconhecer a criatividade como a capacidade inerente
ao ser humano;
·
Reconhecer os objetos criados pelo homem como extensão
do próprio corpo;
·
Compreender as transformações provocadas pelo homem
sobre os componentes da Terra;
·
Reconhecer problemas ambientais e propor soluções.
Área do conhecimento:
História
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
A história das roupas
·
Perceber transformações e permanências nos aspectos
culturais;
·
Empregar corretamente os conceitos de tempo
psicológico, tempo histórico, tempo cronológico, semelhança e diferença,
anterioridade, posterioridade, simultaneidade, permanência e transformação;
·
Identificar e analisar documentos históricos escritos
e não escritos;
·
Perceber semelhanças e diferenças no modo de vida da
coletividade da qual faz parte e o modo de vida de outros grupos humanos, no
presente e no passado;
·
Identificar e comparar vestuários utilizados pelos
alunos em diferentes épocas;
·
Identificar e comparar vestuários específicos para
diferentes ocasiões, em diferentes grupos e épocas;
·
Perceber a transformação das vestimentas ao longo da
história;
·
Identificar a moda e profissionais de moda no contexto
atual e anteriores;
·
Compreender o vestuário como manifestação cultural,
respondendo também a influências do meio, entre diferentes povos do passado e
presente.
Diferentes formas de morar
·
Identificar formas de moradia na coletividade do aluno
no tempo presente;
·
Perceber as transformações das moradias ao longo do
tempo, com ênfase na história recente das mudanças advindas do processo de
urbanização do Brasil;
·
Compreender a moradia como espaço doméstico e de
construção da privacidade como um advento da modernidade;
·
Reconhecer a diversidade cultural e a influência do
meio nas formas de morar, no passado e presente;
·
Identificar e analisar documentos históricos escritos
e não escritos.
Área do conhecimento: Geografia
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Transformações das ruas do bairro onde moro
·
Reconhecer-se como agente construtor do espaço;
·
Conhecer a origem do bairro Vila Clóris;
·
Localizar no mapa de Belo Horizonte o bairro Vila
Clóris;
·
Identificar lugares de lazer e das culturas infantis
no bairro Vila Clóris;
·
Investigar situações de trabalho infantil no bairro
Vila Clóris;
·
Comparar o cotidiano infantil no bairro Vila Clóris com
o de crianças de outros espaços
(assentamentos, meninos de ruas, favelas).
Área do
conhecimento: Formação
Humana
Habilidades
a serem desenvolvidas na Série
Há outras pessoas
ao meu redor
·
Refletir sobre o conceito de pessoa;
·
Perceber as diferenças físicas e necessidades físicas
especiais entre pessoas;
·
Perceber que a diversidade humana vai além da
aparência;
·
Desenvolver atitudes de respeito às diferenças;
·
Reconhecer diferentes modos de pensar e costumes.
Área do conhecimento:
Música/musicalização
Habilidades
a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer conceitos e estilos que caracterizam
a identidade cultural contemporânea.
Área do
conhecimento: Artes
Habilidades a serem
desenvolvidas na Série
Muitos jeitos de
olhar
·
Analisar
representação pictográfica;
·
Perceber
a arte no cotidiano;
·
Expressar
ideias e sentimentos por meio de uma produção teatral que integre diversas
linguagens;
·
Conhecer
a obra e vida Vicente Van Gogh.
Distribuição de pontos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana,
Artes, Música e Literatura.
As aulas especializadas serão avaliadas com conceitos. Os
resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação sistemática e
contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras,
debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos de acordo com o objeto
de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de preferência, a
compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de conhecimentos,
as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas, evitada a aferição
de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados pelos professores, e
com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo com a matriz
curricular.
3º ANO
PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE
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CURSO:
3º Ano do Ensino fundamental
|
PROFESSORA:
Carla
|
ANO LETIVO:
2012
|
Área do
conhecimento: Língua Portuguesa
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos discursivos e textuais
Autobiografia
·
Compreender
as características de uma autobiografia ( nome completo da pessoa autobiografada, local e data de
nascimento, fatos e feitos importantes da vida dessa pessoa, verbos na 1ª
pessoa do singular;
·
Perceber
a organização cronológica adotada pelo autor;
·
Reconhecer
que os fatos biográficos não precisam ser ordenados biograficamente;
Texto informativo ( guia turístico)
·
Perceber
as características do texto informativo
·
Identificar
o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística
utilizada e seu suporte;
·
Interpretação
das informações e das intenções dos textos;
·
Estabelecer
relações entre o que o aluno já conhecia
com informações novas trazidas pelos textos;
·
Identificar
as características do texto em estudo;
·
Ler
textos para identificar diferentes pontos turísticos brasileiros;
·
Comparar
informações apresentadas nos textos;
·
Reconhecer,
identificar e compreender as especificidades de cada ambiente natural
apresentado por meio dos textos.
Aspectos
linguísticos
·
Captar a
informação global dos textos;
·
Conhecer o significado de palavras que expressem
sentimento, emoção e sensações;
·
Ler com entonação, respeitando o ponto de exclamação
ou reticências;
·
Empregar corretamente
interjeições;
·
Identificar o falar regional;
·
Reconhecer o significado das palavras em seus
contextos;
·
Conhecer a estrutura dos textos;
·
Identificar os
assuntos de cada parte de um texto;
·
Identificar e empregar elementos coesivos para evitar
repetições;
·
Usar adequadamente a letra maiúscula;
Aspectos
ortográficos -
o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e dependerá dos textos trabalhados no bimestre,
priorizando as dificuldades morfológico-gramaticais regulares, dentre elas:
·
Desenvolver uma atitude de preocupação com escrita ortográfica;
·
Criar regras que permitam evitar erros
ortográficos;
·
Reconhecer palavras que indicam o
tempo da realização de uma ação: passado, presente e futuro;
·
Identificar a presença da letra H em
palavras irregulares;
·
Perceber que a letra H, na posição
inicial, não representa nenhum som;
·
Memorizar palavras de uso frequente
iniciadas com H;
·
Reconhecer que a letra H, ocupando
outras posições na palavras, gera som por estar associada a outras letras;
·
Perceber o uso da letra R no início das palavras;
·
Discriminar o som dos RR intervocálicos;
·
Perceber que para obter o som de
determinado R é preciso recorrer às regras.
Produção de
texto
·
Elaborar roteiro para a produção de texto
autobiográfico;
·
Elaborar autobiografia, evidenciando preferências,
lembranças mais queridas e fatos relevantes;
·
Aprimoramento de alguns procedimentos de revisão: reler cada parte do texto para
verificar a articulação entre o que já foi escrito e os itens do roteiro
elaborado, planejar aquilo que falta escrever, fazer rascunhos, buscar palavras
e expressões que exprimam da melhor
maneira o fato descrito;
·
Identificar a finalidade da situação comunicativa,
preparando-se para a exposição oral;
·
Utilizar texto já elaborado como apoio à exposição
oral;
·
Reconhecer e empregar formas apropriadas para
registrar informações em forma de itens;
·
Preparar anotações para produção textual;
·
Elaborar texto, selecionando informações relevantes em
diferentes fontes de pesquisa;
·
Revisar o texto, tomando como indicações as
orientações do professor.
Área do conhecimento: Matemática
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Números e operações
·
Ler, escrever,
comparar, compor e decompor numerais;
·
Identificar critérios utilizados na organização de
sequências até 1000;
·
Realizar contagens por agrupamentos (dúzia);
·
Realizar operações compreendendo seus significados;
·
Empregar os algoritmos da adição e subtração com e sem
reagrupamento;
·
Realizar multiplicações como adição de parcelas iguais
e como organização retangular;
·
Realizar
divisões empregando corretamente
o algoritmo;
·
Desenvolver procedimentos matemáticos para resolver
problemas;
·
Utilizar calculadora para realizar operações, verificar resultados
e investigar propriedades das operações;
·
Realizar cálculos mentais
Espaço e forma
·
Identificar formas geométricas espaciais ( contornos, prisma
e pirâmide, cilindro e cone);
·
Montar formas geométricas espaciais (prisma e pirâmide, cilindro e cone);
·
Identificar pontos de referência para situar-se e
deslocar-se no espaço;
·
Perceber semelhanças e diferenças entre formas
geométricas e objetos do espaço.
Grandezas e medidas
·
Desenvolver noção de proporcionalidade (ideia da
multiplicativa);
·
Conhecer unidades de medida de comprimento (metro e
quilômetro);
·
Desenvolver noção de área e de perímetro;
·
Conhecer unidades de medida de tempo (horas e
minutos), com a utilização de intervalos.
Tratamento da informação
·
Ler e interpretar dados em textos e imagens;
·
Construir formas pessoais de registrar informações
coletadas.
Área do
conhecimento: Ciências da Natureza
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
O ser humano e suas tecnologias
·
Discutir a relação entre ciência e tecnologia;
·
Compreender e utilizar diferentes recursos
tecnológicos;
·
Discutir e
posicionar-se frente as implicações éticas e ambientais da produção de
tecnologia;
·
Investigar sobre produtos que consome, objetos que
utiliza no seu cotidiano, sobre as técnicas diversas para obtenção e transformação de alguns
componentes dos ambientes, que são considerados recursos naturais essenciais à
existência;
·
Conceituar objetos, materiais e substância;
·
Caracterizar os materiais.
Universo
·
Elaborar uma concepção de universo;
·
Dar novos significados aos limites da Terra e à nossa
existência;
·
Identificar as características dos planetas;
·
Comparar as características dos planetas com a Terra;
·
Conceituar universo;
·
Definir os componentes do universo: astros luminosos e
iluminados;
·
Conhecer a história da exploração do Universo: de
Galileu aos dias de hoje.
Área do conhecimento: História
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
A minha cidade, a nossa cidade
·
Refletir sobre diferentes configurações urbanas e sua
historicidade no decorrer da história do Brasil;
·
Reconhecer a cidade como um espaço de pluralidade, no
qual grupos sociais se interagem e constroem diferenciadas relações sociais;
·
Conceituar cidade;
·
Definir características atuais de alguns núcleos
urbanos;
·
Identificar elementos que constituem as atuais
formações urbanas brasileiras;
·
Reconhecer a cidade como espaço de memória, de
manifestação política popular, de lazer e de informação;
·
Reconhecer a desigualdade social e o exercício da
cidadania na composição das cidades;
·
Conhecer a história da sua cidade.
Cidades brasileiras do passado
·
Relacionar o surgimento das cidades brasileiras com as necessidades que
engendravam a sua formação;
·
Definir transformações e permanências no meio urbano;
·
Identificar elementos das primeiras cidades
brasileiras;
·
Perceber a relação de moradores e viajantes com o
espaço;
·
Comparar percepções
quanto às características das cidades;
·
Conhecer o cotidiano nas cidades do passado.
E preciso modernizar
·
Compreender o
processo de reformas urbanas;
·
Compreender a relação entre as favelas e as reformas
urbanas;
·
Analisar os espaços destinados às crianças em meio as
transformações urbanas;
·
Construir a ideia de patrimônio histórico.
Área do conhecimento:
Geografia
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Construindo mapas
·
Conhecer a organização do espaço geográfico e o
funcionamento da natureza em suas múltiplas relações;
·
compreender o papel das sociedades em sua construção e
na produção do território, da paisagem e do lugar;
·
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade
e suas consequências em diferentes espaços e tempos;
·
Construir referenciais
que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões
socioambientais locais;
·
Conhecer a representação dos espaços no decorrer do
tempo: mapas antigos, fotografias aéreas, imagens de satélite.
Diferentes modos de viver das sociedades urbana e rural
·
Perceber os diferentes modos de viver ligados ao espaço de vivência das pessoas;
·
Reconhecer a diferenças entre trabalho e modo de vida
nos espaços urbano e rural;
·
Analisar os
meios de transporte necessários a locomoção nos espaços urbano e rural;
·
Comparar as formas de apropriação do espaço nas áreas
urbana e rural: utilização dos elementos da natureza, rural crescimento vertical e distribuição
horizontal;
·
Perceber a relação entre sociedade e espaço: exclusão
social, exclusão digital, menores de ruas, sem-teto, trabalho informal.
Área do conhecimento:
Formação Humana
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Desenvolver o pensamento crítico: organizar e ordenar a realidade;
·
Desenvolver o pensamento criativo: inovar ao representar ou no modo de interpretar a realidade;
·
Desenvolver o pensamento cuidadoso (ético): colocar-se
no lugar dos outros e agir cuidadosamente.
Área do conhecimento:
Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer conceitos e estilos que caracterizam a identidade cultural
contemporânea.
Objeto de estudo
Ari Barroso
Área do conhecimento:
Artes
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
Muitos jeitos de
ser
·
Analisar
representação pictográficas;
·
Perceber
a arte no cotidiano;
·
Expressar
ideias e sentimentos por meio de uma
produção teatral que integre diversas linguagens;
·
Desenvolver
uma poética pessoal por meio da Arte.
Objeto de estudo
Escultura;
Equilíbrio;
Simetria;
Assimetria;
Máscaras;
Cenário;
Personagens;
Henry
Moore.
Distribuição de pontos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas especializadas serão avaliadas com
conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação
sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências,
exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos
de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de
preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de
conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas,
evitada a aferição de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados
pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo
com a matriz curricular.
4º ANO
PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE
|
||
CURSO:
4º Ano do Ensino fundamental
|
PROFESSORA:
Claudia
|
ANO LETIVO:
2012
|
Área do conhecimento:
Língua Portuguesa
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos
discursivos e textuais
Biografia
·
Compreender
a finalidade da biografia;
·
Identificar
o destinatário do texto, tomando como referência a variedade linguística
utilizada no suporte;
·
Localizar
o autor do texto, observando a referência bibliográfica;
·
Identificar e interpretar as características que se
destacam no gênero textual:
- nome
completo da pessoa biografada
-local e data
de nascimento
- fatos e
feitos importantes da vida dessa pessoa
-verbos na 3ª
pessoa do singular, ou seja, alguém conta a vida de outra pessoa
- dados
biográficos em ordem cronológica
·
Identificar
os recursos linguísticos que garantem a
temporalidade da biografia;
·
Localizar
citações e respectivas fontes consultadas;
·
Localizar
informações explícitas em um texto;
·
Inferir
informação explícita em um texto;
·
Resumir
principais ideias.
História em Quadrinhos
·
Identificar
as características das HQs;
·
Interpretar
a história em quadrinho com base em seu contexto e nos recursos gráficos
visuais;
·
Apreciar
HQs;
·
Identificar
a finalidade do texto;
·
Ler
tendo em vista o entretenimento;
·
Identificar
os recursos utilizados no encadeamento de ideias;
·
Identificar
as características de personagens;
·
Identificar
o espaço em que ocorre a narrativa;
·
Localizar
informações explícitas no texto;
·
Inferir
informações implícitas no texto.
Relato histórico
·
Ler
e interpretar textos que apresentam dados históricos;
·
Estabelecer
relação entre o que já se sabe sobre um assunto e as informações oferecidas
pelo texto;
·
Elaborar
explicações, justificativas e comentários acerca do assunto tratado;
·
Identificar
as circunstâncias históricas apresentadas no texto;
·
Identificar
informações relevantes para compreensão do sentido do texto;
·
Estabelecer
relações entre passado e presente e
futuro;
·
Compreender
a finalidade do texto: informar,
perceber experiências vividas e resgatadas na memória;
·
Reconhecer
outros gêneros que pertencem ao domínio
social da memorização e
documentação das experiências humanas, situando-as no tempo: relatos de
experiências vividas, diários pessoais, diários de viagem, notícias,
reportagens, crônicas jornalísticas, biografias, autobiografias; etc.
Aspectos
linguísticos
·
Diferenciar tempos verbais: pretérito perfeito e
presente do indicativo;
·
Reconhecer a ordem sequencial dos fatos da vida de
Oscar Niemeyer;
·
Indicar um pronome para concordar com o verbo;
·
Empregar a concordância entre pronome pessoal e verbo;
·
Perceber que os pronomes são reconhecidos pela pessoa
gramatical: 1ª, 2ª e 3ª;
·
Transformar um texto narrado em primeira pessoa num
texto narrado em terceira pessoa;
·
Uso do pronome possessivo como elemento de
coesão/referenciação;
·
Reconhecer as variações linguísticas;
·
Compreender a oposição entre o padrão linguístico
culto e o popular;
·
Identificar os contextos de uso de diferentes
variedades linguísticas;
·
Compreender que é possível adequar a forma como se
fala à circunstância de comunicação;
·
Reconhecer os efeitos produzidos pelo uso dos tempos
verbais (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro);
·
Conhecimento das especificidades lexicais e semânticas da organização do texto
escrito;
·
Reconhecer o uso do travessão para indicar comentário
e explicação.
·
Aspectos
ortográficos -
o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e dependerá dos textos trabalhados no bimestre,
priorizando as dificuldades morfológico-gramaticais regulares, dentre elas:
·
Desenvolver uma atitude de preocupação com escrita ortográfica;
·
Observar a regularidade na formação de
adjetivos;
·
Criar regras que permitam evitar erros
ortográficos;
·
Reconhecer a sonoridade semelhante entre letras (Ç e
SS, S e Z, S e X...);
·
Reconhecer a importância da
pontuação para favorecer a compreensão dos leitores do texto;
·
Reconhecer a presença e a
posição da sílaba tônica em cada palavra;
·
Elaborar agrupamentos de palavras
acentuadas e não acentuadas;
·
Analisar a terminação de cada palavra
acentuada;
·
Utilizar o dicionário, com autonomia, para resolver dúvidas ortográficas;
·
Utilizar letra maiúscula no início de
frases;
·
Empregar corretamente o G e J;
·
Identificar a ocorrência irregular: J
e G diante de vogais E e I;
·
Ampliar a memória lexical;
·
Identificar a sílaba tônica;
·
Elaborar regras de acentuação das
palavras oxítonas;
·
Identificar o tempo verbal utilizado;
·
Reconhecer que o tempo verbal no
passado e no presente possui terminação –ama e que terminação verbal no futuro
apresenta terminação – ao;
·
Uso de verbos flexionados de acordo
com o tempo verbal indicado;
·
Perceber os efeitos de sentido diante
do uso de determinado tempo verbal.
Produção de
texto
·
Produzir análise comparativa entre o passado ,
presente e futuro, por meio da fotografia;
·
Produzir
biografia;
·
Organizar
os dados de uma pesquisa de forma hierárquica/cronológica;
·
Utilizar
tempos passados para a escrita do texto;
·
Empregar
pronome de terceira pessoa na escrita do texto;
·
Produzir
um texto narrativo tendo por base uma HQ;
·
Empregar
o discurso direto;
·
Empregar
corretamente os sinais de pontuação;
·
Produzir
um texto com base em dados históricos.
Área do conhecimento: Matemática
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Números e operações
·
Analisar, interpretar , formular e resolver situações-problema envolvendo as
operações fundamentais;
·
Realizar estimativa e cálculo mental como
recurso para análise e previsão de resultados;
·
Efetuar adição e subtração (com e sem
reagrupamento) envolvendo números naturais e decimais;
·
Efetuar multiplicação (enfatizando a decomposição e a compreensão da tabuada);
·
Realizar multiplicação por centenas exatas;
·
Realizar multiplicação por um e dois algarismos;
·
Representar
a divisão de um inteiro
utilizando números decimais;
·
Realizar cálculo mental envolvendo adições e
subtrações de números maiores que 100 e menores que 1000;
·
Empregar
a multiplicação como explicação do raciocínio combinatório e da ideia de
possibilidades;
·
Compreender o Sistema de Numeração Decimal (
leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e
ordens,sucessor e antecessor, sequências);
·
Realizar divisão pelo processo de estimativas,
com um algarismo no divisor;
·
Utilizar a calculadora para compor quantidades,
utilizando as quatro operações.
Espaço e forma
·
Reconhecer e classificar polígonos;
·
Identificar semelhanças e diferenças, utilizando como
critério o número de lados e vértices;
·
Mosaico: exploração de figuras desenhadas pela
repetição de padrões;
·
Compor figuras geométricas planas utilizando triângulos,
pentágonos, hexágonos, trapézios e losangos.
Grandezas e medidas
·
Resolver problemas envolvendo a relação entre metro,
centímetro e milímetro;
·
Resolver problemas envolvendo medidas de massa (grama
e quilograma) e de capacidade (litro e mililitro);
·
Resolver problemas envolvendo diferentes unidades de
medidas.
Tratamento da informação
·
Construir gráficos de colunas ;
·
Produzir textos escritos com base na interpretação de
gráficos e tabelas (baseando-se em textos jornalísticos e científicos);
·
Identificar possíveis maneiras de combinar elementos
de uma coleção e contabiliza-los (raciocínio combinatório);
·
Construir formas pessoais de registrar informações coletadas.
Área do conhecimento:
Ciências da Natureza
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
·
Construir o conceito de ar, a partir de experimentos e fatos do cotidiano;
·
Caracterizar o ar;
·
Identificar as propriedades do ar;
·
Reconhecer problemas relacionados à poluição do ar;
·
Identificar ações para a redução da poluição do ar;
·
Conceituar Aquecimento Global.
Área do conhecimento: História
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Brasil imperial
·
Identificar os motivos que levaram a Corte
portuguesa a se instalarem no Brasil;
·
Identificar as consequências do estabelecimento da
Corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro;
·
Relacionar a vinda de D. João para o Brasil e a
formação histórica do nosso país;
·
Reconhecer o contexto da emancipação política
brasileira em relação a Portugal;
·
Analisar representações iconográficas sobre a
independência do Brasil;
·
Identificar os conflitos presentes entre a população
brasileira e os portugueses residentes
no Brasil, no período Regencial;
·
Compreender o contexto social brasileiro no Primeiro Reinado (1822 – 1831);
·
Compreender o contexto do fim do Primeiro Reinado ( 1831).
O Segundo Reinado e o Governo de D. Pedro II
·
Compreender a heterogeneidade que compunha a sociedade
brasileira no Segundo Reinado que os interesses divergentes entre os grupos;
·
Identificar os conflitos sociais e a abolição da
escravatura;
·
Analisar representações iconográficas no Segundo
Reinado.
Área do conhecimento:
Geografia
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Interdependência entre a área urbana e rural
·
Analisar as relações entre as áreas rurais e urbanas;
·
Reconhecer a
relação entre ambientes produzidos pelo trabalho e a interdependência entre as
áreas urbanas e rurais;
·
Reconhecer as mudanças ocorridas nas áreas rurais a partir da expansão da
agricultura mecanizada;
·
Reconhecer as
mudanças no trabalho agrícola a partir do
uso da ciência e tecnologia;
·
Relacionar a substituição do trabalho mecânico por
máquinas e o deslocamento da população rural para as cidades;
·
Compreender as relações de trabalho estabelecidas nas
áreas rurais;
·
Localizar as unidades federativas do Brasil;
·
Identificar os critérios para o agrupamento das
regiões;
·
Identificar traços culturais específicos de cada
região;
·
Comparar mapas e identificar as unidades federativas
que surgiram ao longo do tempo.
Área do conhecimento:
Formação Humana
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
Estamos vivos?
·
Problematizar o conceito de vida;
·
Distinguir elementos vivos e não vivos;
·
Dialogar sobre questões ambientais relacionadas à
sustentabilidade;
·
Refletir sobre a morte;
·
Refletir eticamente sobre o significado do viver bem.
Área do conhecimento:
Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Reconhecer conceitos e estilos que caracterizam a identidade cultural
contemporânea.
Área do conhecimento:
Artes
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Conhecer
o surrealismo na obra de Magritte;
·
Analisar
o contexto de produção da obra de Pedro
Américo.
Distribuição de pontos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas especializadas serão avaliadas com
conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação
sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências,
exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos
de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de
preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de
conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas,
evitada a aferição de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados
pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo
com a matriz curricular.
5ºANO
PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE
|
||
CURSO:
5º Ano do Ensino fundamental
|
PROFESSORA:
Rayanna
|
ANO LETIVO:
2012
|
Área do conhecimento:
Língua Portuguesa
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Aspectos
discursivos e textuais
Texto teatral
·
Identificar
o interlocutor do texto teatral;
·
Localizar
o autor do texto, observando a referência bibliográfica;
·
Reconhecer
os elementos da peça teatral (descrição dos personagens, preâmbulo, organização
do texto em cenas, rubricas, enredo, exposto na forma de diálogos);
·
Analisar
os elementos que compõem a ficha técnica de um programa texto teatral;
·
Ler com fluência e expressividade;
·
Desenvolver
o gosto pelo teatro e pela leitura de peças teatrais;
Texto informativo
·
Ler
para obter informações sobre um determinado tema;
·
Reconhecer o objetivo do texto informativo;
·
Localizar
informações explícitas em um texto;
·
Inferir
informação explícita em um texto;
·
Resumir
principais ideias;
·
Identificar
as marcas composicionais do texto informativo;
·
Releitura
dos textos buscando informações.
Crônica
·
Reconhecer
as características de uma crônica (narrativa sobre um acontecimento do
cotidiano, linguagem informal, simples, familiaridade com os personagens e
cenários e um elemento surpresa );
·
Identificar
efeitos de ironia ou humor na crônica e textos variados;
·
Localizar
informações explícitas no texto;
·
Inferir
informações implícitas no texto.
Sinopse
·
Reconhecer
a função e característica de uma sinopse;
·
Identificar
sínteses de obras analisadas;
·
Identificar
informações relevantes para compreensão do sentido do texto;
·
Compreender
uma síntese;
·
Identificar
as etapas do processo temporal ( o
que é primeiro, seguinte, etc);
·
Ler
sinopses identificando sua estrutura.
Aspectos
linguísticos
·
Reconhecer
o uso de determinados elementos para dar coesão e significado ao texto;
·
Identificar
a conjunção ‘e’ como relevantes para a compreensão de ideias justapostas no texto;
·
Inferir
ideias explícitas em um texto;
·
Reconhecer
a unidade temática do texto;
·
Ampliar
conhecimentos e características textual
de gêneros textuais;
·
Identificar
marcas da oralidade em um texto escrito;
·
Reconhecer
os elementos de coesão como um recurso para evitar a repetição de substantivos,
oposição de ideias e retomada de elementos;
·
Perceber
que onomatopeias e interjeições não seguem as regras do sistema ortográfico e
alfabético;
·
Identificar materiais que apresentam textos de divulgação
científica;
·
Perceber
a hierarquia das informações num texto informativo;
·
Elaborar
hipóteses;
·
Empregar
a vírgula em trechos de ordem inversa;
·
Empregar
corretamente os tempos verbais;
·
Perceber o verbo como marcador
temporal;
·
Empregar
corretamente a concordância verbal e nominal;
·
Identificar
advérbios de tempo e de modo;
·
Empregar
recursos coesivos para evitar repetições;
·
Reconhecer os mecanismos de coesão
por pronome;
·
Reconhecer o uso do pronome como
retomada de outro elemento;
·
Perceber a composição do parágrafo;
·
Empregar elementos coesivos
(pronomes) para retomar e substituir o
nome;
·
Identificar a alteração da sintaxe (ordem inversa);
·
Elaborar previsão de hipóteses;
·
Reconhecer a organização dos textos.
Aspectos
ortográficos -
o trabalho estará fundamentado numa proposta reflexiva e dependerá dos textos trabalhados no bimestre,
priorizando as dificuldades morfológico-gramaticais regulares, dentre elas:
·
Desenvolver uma atitude de preocupação com escrita ortográfica;
·
Observar a regularidade na formação de
adjetivos;
·
Criar regras que permitam evitar erros
ortográficos;
·
Reconhecer a sonoridade semelhante entre letras (Ç e
SS, S e Z, S e X...);
·
Reconhecer a importância da
pontuação para favorecer a compreensão dos leitores do texto;
·
Reconhecer a presença e a
posição da sílaba tônica em cada palavra;
·
Classificar palavras de acordo com a
posição da sílaba tônica;
·
Elaborar agrupamentos de palavras
acentuadas e não acentuadas;
·
Analisar a terminação de cada palavra
acentuada;
·
Utilizar o dicionário para resolver
dúvidas ortográficas;
·
Elaborar agrupamentos de palavras
acentuadas e não acentuadas;
·
Analisar a terminação de cada palavra
acentuada;
·
Utilizar o dicionário, com autonomia, para resolver dúvidas ortográficas;
·
Empregar corretamente e e i no final das palavras;
·
Distinguir os sentidos das frases a
partir da pontuação;
·
Compreender que todas as palavras
que possuem a penúltima sílaba tônica
(paroxítonas) são grafadas com e não com
i;
·
Compreender que todas as palavras
que possuem a última sílaba tônica
(oxítonas) são grafadas com i não
com e;
·
Empregar dois pontos para anunciar a
fala de personagens;
·
Empregar o travessão no uso de
diálogos, para indicar mudança de
interlocutor;
·
Empregar corretamente s
e z;
·
Reconhecer palavras escritas com ansa e ança (ansa usado na
classe de verbos e anca na de substantivos);
·
Revisar o próprio texto levando em
conta as características do gênero e seu contexto de produção;
·
Identificar a terminação dos verbos
apresentados no pretérito perfeito;
·
Reconhecer que os verbos flexionados
na 3ª pessoa do singular do pretérito do perfeito são terminados em U;
·
Empregar corretamente ponto de
exclamação, ponto-final e de
interrogação;
·
Perceber a intenção relacionada ao
emprego da pontuação;
·
Reconhecer a inflexão de voz para cada
ponto;
·
Utilizar letra maiúscula no início de
frases;
Produção de
texto
·
Produzir
sinopses utilizando os recursos
estudados;
·
Produzir
texto teatral a partir de uma fábula;
·
Apresentar
uma peça teatral;
·
Reconhecer a contribuição de elementos não verbais
(gestos, expressões faciais, postura corporal) na apresentação de uma peça
teatral;
·
Monitor
o desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos
interlocutores;
·
Produzir
textos considerando as características do gênero;
·
Elaborar
sínteses explicativas de textos estudados;
·
Elaborar
sinopse de filmes, respeitando seu objetivo,
destinatário e o contexto de
circulação;
·
Selecionar
lexicalmente as palavras, como estratégia
argumentativa para convencer o leitor
a assistir ao filme;
·
Localização
das informações relevantes contidas no texto para expressar a opinião;
·
Estabelecer relações entre o tema e os argumentos
apresentados e posicionar acerca destes;
·
Elaborar
posts apresentando sua opinião e
argumentos.
Área do conhecimento: Matemática
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre
Números e operações
·
Analisar, interpretar , formular e resolver situações-problema envolvendo as
operações fundamentais;
·
Realizar estimativa e cálculo mental como
recurso para análise e previsão de resultados;
·
Resolver problemas empregando os critérios de
divisibilidade;
·
Resolver problemas envolvendo o mdc e mmc;
·
Resolver situações problema envolvendo números
decimais, fracionários e naturais;
·
Compreender a ideia de porcentagem;
·
Calcular porcentagem em diversas situações;
·
Realizar aproximações e arredondamentos de quaisquer
quantidades numéricas;
·
Empregar o algoritmo em multiplicação
por três algarismos;
·
Desenvolver a ideia de possibilidade (
combinações);
·
Resolver
problemas envolvendo a ideia de
possibilidade e raciocínio combinatório;
·
Calcular expressões numéricas.
Espaço e forma
·
Desenvolver noção de volume;
·
Desenvolver noção de cumprimento, largura e
altura;
·
Classificar figuras não planas em poliedros ou
corpos redondos;
·
Reconhecer polígonos e classificar seus
elementos;
·
Distinguir circunferência de círculo;
·
Identificar as características de um círculo;
·
Compreender a ideia de ângulo;
·
Medir ângulos;
·
Classificar ângulos em: reto, agudo ou obtuso;
·
Construir e representar corpos redondos.
Grandezas e medidas
·
Reconhecer e utilizar a unidade de medida de
temperatura grau Celsius;
·
Utilizar unidades convencionais para medir áreas e
perímetros (metro e metro quadrado;
·
Ler medidas de volume, massa e capacidade;
·
Transformar unidades de medida;
·
Compreender a ideia de perímetro de uma figura plana;
·
Compreender a ideia de segmento e de reta;
·
Classificar retas em paralelas, concorrentes e
perpendiculares;
·
Classificar triângulos quanto à medida dos lados e às
medidas dos ângulos;
·
Reconhecer paralelogramos e trapézios;
·
Classificar paralelogramos.
Tratamento da informação
·
Ler e interpretar dados em tabelas;
·
Construir gráficos e tabelas;
·
Construir formas pessoais de registrar informações
coletadas;
·
Produzir textos escritos com base na interpretação de gráficos de
segmentos e tabelas;
·
Analisar e
interpretar gráfico de setor;
·
Explorar possibilidades diante de uma situação constituída
por etapas sucessivas.
Área do conhecimento:
Ciências da Natureza
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Sistemas genitais, reprodução humana e saúde
·
Compreender as transformações que ocorrem no corpo de
meninas e meninos durante a puberdade e os hormônios;
·
Conceituar puberdade e adolescência;
·
Compreender o funcionamento dos sistemas genitais
masculinos e femininos;
·
Reconhecer diferenças entre o corpo de homens e
mulheres;
·
Conhecer alguns processos que ocorrem no organismo
feminino, como a ovulação e menstruação;
·
Conhecer aspectos afetivos e culturais da reprodução
humana;
·
Compreender o processo de fecundação humana e o
nascimento dos bebês;
·
Caracterizar as principais doenças relacionadas aos
sistemas genitais masculinos e femininos;
·
Cuidados com os órgãos genitais para preservação da
saúde.
Área do conhecimento: História
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
Os anos 1920
·
Compreender as mudanças ocorridas na sociedade e na
produção cultural no início do século XX;
·
Compreender a Semana de Arte Moderna;
·
Conhecer o papel atribuído a homens e mulheres no
passado;
·
Entender a origem do
Dia Internacional da Mulher;
·
Identificar os avanços da emancipação das mulheres na
sociedade;
·
Analisar e compreender documentos históricos:
revistas, jornais, história em quadrinhos, charges.
A Era Vargas
·
Identificar os fatores que promoveram a Revolução de
1930;
·
Entender a Era Vargas como ou período de ditadura, de desenvolvimento
industrial e de estabelecimento de leis trabalhistas no país;
·
Entender a origem e o sucesso do cinema e do rádio no
Brasil;
·
Compreender o impacto da difusão do rádio e da
televisão nas relações de sociabilidade e entretenimento no cotidiano do
brasileiro;
·
Avaliar os fatores que contribuíram para a
popularização do rádio;
·
Identificar a Rádio Nacional como o veículo de maior
audiência na época e como formadora de opinião;
·
Comparar os critérios de escolha de locais para a
construção de capitais do Brasil;
·
Analisar as principais mudanças políticas ocorridas no
Brasil a partir dos anos 1920, que culminaram com a Revolução de 1930;
·
Compreender a conjuntura em que foi promulgada a
Constituição de 1934.
Do Estado Novo à
crise da democracia
·
Analisar alguns
aspectos de Estado Novo;
·
Compreender o retorno de Getúlio Vargas após o governo do Marechal Eurico Gaspar Dutra;
·
Analisar alguns episódios do governo de Vargas na
década de 1950;
·
Identificar medidas do governo de Juscelino Kubitschek
relacionadas a industrialização e
urbanização do Brasil;
·
Identificar aspectos do governo de Juscelino
Kubitscheck, Jânio Quadros e de João Goulart;
·
Entender o conceito de ditadura;
·
Compreender a renúncia de Janio Quadros e ascensão de
João Goulart;
·
Identificar fatores que desagradaram setores da
sociedade e desencadearam o golpe militar de 1964.
A ditadura militar
·
Compreender formas de controle político impostas
durante o regime militar;
·
Relacionar a presença de generais na presidência com o
caráter militar do governo;
·
Organizar o período da ditadura em uma linha do tempo;
·
Relacionar o processo de urbanização com migração de pessoas para os grandes
centros;
·
Identificar aspectos do chamado “milagre econômico”;
·
Conhecer formas de resistência à ditadura militar;
·
Estabelecer relações entre os movimentos populares e
abertura política;
·
Reconhecer a importância do movimento Diretas Já para o processo de abertura
política;
·
Refletir sobre a importância da Constituição de 1988
para a democracia do Brasil;
·
Compreender o
objetivo da Comissão da Verdade.
Área do conhecimento:
Geografia
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
O Brasil e suas características econômicas
·
Identificar as principais características da economia
brasileira;
·
Identificar as atividades econômicas desenvolvidas no
nosso país;
·
Perceber o grande potencial do nosso país quanto à produção econômica;
·
Relacionar trabalho, desenvolvimento industrial e
consumo;
·
Reconhecer a importância da agropecuária na economia
brasileira;
·
Diferenciar agropecuária intensiva e extensiva,
comercial e de subsistência;
·
Identificar os tipos de migração;
·
Reconhecer as principais causas do processo de
urbanização do nosso país;
·
Conceituar êxodo rural e conurbação;
·
Identificar o ramo de atuação das empresas multinacionais no Brasil, países
de origem;
·
Identificar empresas brasileiras que também são
multinacionais, ramo de atuação e países em que estão presentes.
Área do conhecimento:
Formação Humana
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
·
Refletir acerca dos conceitos verdade, realidade,
ficção, fantasia e realidade virtual;
·
Reconhecer a influência da ficção sobre nosso
comportamento, segundo Platão e Aristóteles;
·
Diferenciar comportamentos como pensar e agir por si
mesmo e seguir comportamentos alheios;
·
Reconhecer crenças e verdades em nossa sociedade;
·
Identificar recursos de persuasão por meio propaganda
e publicidade;
·
Desenvolver atitudes de consumo consciente.
Área do conhecimento:
Música/musicalização
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
Reconhecer conceitos e estilos
que caracterizam a identidade cultural
contemporânea.
Objeto de estudo:
Bossa Nova
MPB – Arte engajada
Área do conhecimento:
Artes
Habilidades a serem desenvolvidas na Série
Reconhecer conceitos e estilos que
caracterizam a identidade cultural contemporânea.
Articular modos e modas de
diferentes partes do Brasil e de outras culturas da atualidade, por meio de
estilos musicais, Dança , Artes Visuais e Teatro.
·
Compreender o abstracionismo
·
Descobrir formas de construção de uma poética
pessoal
·
Valorizar o diferente e as diferenças
·
Refletir sobre estéticas, valores, atitudes e
posturas e expressar-se de forma
criativa, única, diferente.
·
Apreciar obras de Kandinsky, Miró, Portinari.
Distribuição de pontos
Avaliação dos
componentes curriculares especializados
Disciplinas: Formação Humana, Artes, Música e
Literatura.
As aulas especializadas serão avaliadas com
conceitos. Os resultados da aprendizagem serão aferidos através de avaliação
sistemática e contínua por meio de trabalhos, pesquisas, experiências,
exercícios, leituras, debates, etc. Devendo o professor selecionar os recursos
de acordo com o objeto de estudo e tratamento metodológico.
Os processos de avaliação deverão medir, de
preferência, a compreensão dos fatos, a percepção das relações, a aplicação de
conhecimentos, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas,
evitada a aferição de dados memorizados.
Os instrumentos de avaliação serão elaborados
pelos professores, e com o acompanhamento do coordenador pedagógico, de acordo
com a matriz curricular.
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